Missa de Ação de Graças encerra Retiro em Agudos
28/08/2013
Frei Alvaci Mendes
Agudos (SP) – Os dois últimos dias, 17 e 18 de agosto, foram especiais e de despedidas para os benfeitores franciscanos, reunidos em Agudos, desde quinta-feira, dia 15. De fato, além das palestras, dos momentos de convívio, os dias foram também de Missa em Ação de Graças e festa temática de encerramento.
Já bem cedo, na manhã de sábado, depois de novamente serem acordados pela equipe de animação e tomado um bom café da manhã, todos se dirigiram para o campo de futebol do Seminário. Ali, tocados pelo irmão vento, que soprava forte naquela manhã, cada um foi convidado a rezar com Francisco de Assis e louvar a criação. A oração da manhã, conduzida por Frei Diego de Melo, preparava os corações para o tema do dia: Francisco e Clara de Assis, um ideal de vida.
Frei Marcos Roberto de Carvalho, OFMcap, foi quem conduziu as palestras e com maestria falou de duas personalidades totalmente distintas, mas ao mesmo tempo, apaixonadas por Jesus Cristo. Segundo Frei Marcos, Clara e Francisco, não podem ser colocados num mesmo degrau de comparação, ou mesmo, um se tornar sombra do outro, eles são pessoas diferentes, personalidades diversas (homem e mulher) e respostas diferentes ao chamado. Contudo, o que os uniu foi um amor sem limites a Jesus Cristo e a causa do Reino de Deus. O frade capuchinho ainda ficou com os benfeitores mais um tempo na parte da tarde, respondendo a perguntas e fazendo esclarecimentos sobre a vida destes dois grandes santos.
E como tudo o que é bom dura pouco, já diz o ditado, a tarde veio chegando e a Missa em Ação de Graças anunciava o fim de mais um retiro no Seminário Santo Antônio. Agradecer é próprio de um coração que ama: Francisco foi um homem agradecido, os frades são pessoas agradecidas, nossos benfeitores são homens e mulheres que na sua simplicidade partilham o que Deus lhes deu gratuitamente. Celebrar e agradecer a Deus, todas as graças concedidas a nós, frades, e aos nossos benfeitores é uma forma de coroar estes dias juntos, e assim se fez. A Missa ainda teve homenagem dos aspirantes a cada um dos presentes, neste fim de semana que celebrava a vocação religiosa.
Já passava das vinte e uma horas, quando começou no salão da segunda ala, uma festa temática, carinhosamente preparada pela equipe do Pró-Vocações para fechar com chave de ouro estes três dias de celebração, partilha e alegria. Frei Xandão conduziu a festa que teve música dos anos 60, 70 e 80.
A manhã do domingo foi de despedida e viagem de volta para as casas.
Fica aqui nosso agradecimento a todos os presentes, a Fraternidade do Seminário Santo Antônio, aos aspirantes franciscanos, aos frades que lá estiveram, de forma toda particular aos palestrantes: Frei Gustavo Medella e Frei Marcos, e a todos os que, com carinho, fazem parte desta nossa grande família Pró-Vocações. O próximo retiro já tem data marcada, será de dois dias: 1º a 4 de maio de 2013. Nos encontraremos lá!