Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A estrutura de comunicação da USF e Associação Bom Jesus

16/08/2013

Notícias

reuniao1O trabalho realizado pelos franciscanos na educação já é centenário na Província da Imaculada Conceição e, hoje, destaca-se por dois grandes complexos: a Universidade São Francisco, com sede em Bragança Paulista, e a Associação Bom Jesus de Ensino, com sede em Curitiba. Nesta quinta-feira (15/8), os participantes da Frente de Evangelização na Comunicação, envolvendo os diferentes serviços realizados pela Província em São Paulo e região, encontraram-se na sede da USF para conhecer o trabalho de comunicação realizado nessas duas grandes áreas de ensino. O convite partiu, gentil e fraternalmente, do Reitor da USF, Héctor Escobar, que tem participado de todos os encontros da Frente de Comunicação. Para falar um pouco da Associação Bom Jesus e da FAE, vieram de Curitiba o diretor Jorge Apóstolos Siarcos e a coordenadora de Comunicação e Marketing Marília Rogacheski , e a coordenadora de Comunicação Patrícia Marçal apresentou a USF aos participantes.

Antes, Frei Gustavo Medella, que coordena esta Frente da Província, agradeceu ao Reitor pelo convite e pela acolhida carinhosa e fez uma pequena reflexão,  onde colocou alguns pontos da entrevista do Ministro Geral, Frei Michael Perry, ao site Franciscanos, quando insistiu bastante que a Ordem Franciscana busque, invista e trabalhe por uma aproximação cada vez mais intensa com os pobres. Disse, inclusive, de aproximação física. Em deslocar-se para partilhar da vida do pobre, porque, segundo ele, essa proximidade é fonte de vigor evangélico, vibração da vocação franciscana naquilo que é próprio do carisma franciscano.

“Essa provocação ressoa tanto no campo da comunicação como no campo da educação. Devemos, com toda excelência que buscamos e fazemos em termos de ensino, de pesquisa, de competitividade no mercado, apostar no fomento de um ser humano que seja competente e produtivo, mas que nós também saibamos educar e instruir pessoas para que tenham um coração menos ávido de posses, mais desprendido, mais desapegado. E essa é a grande contribuição franciscana para esse contexto em que vivemos, inclusive uma resposta a essa crise de escassez de água, essa crise ecológica que brota justamente desse coração ávido por consumir e dessa avidez que interessa a esse modo de vida baseado na produção e no consumo”, disse Frei Medella.

Segundo ele, é preciso sermos produtivos, competentes, mas o compromisso, enquanto franciscanos e comprometidos com uma instituição franciscana, é de apostar na criação, no fomento desse coração menos ávido, ganancioso, menos cheio de necessidades que são criadas. “E para criar esse espírito precisamos primeiro fomentá-lo em nós mesmos. E é uma tarefa difícil, uma luta constante, tendo em vista que somos também filhos de nosso tempo e somos provocados por essa sede e por esses apelos”, acrescentou, pedindo que procuremos, como comunicadores, transmitir àqueles que são nossos interlocutores, alunos, colaboradores, e que saibamos dar valor e cultivar aquilo que é tão próprio da vida de São Francisco de Assis.

Patrícia apresentou a Universidade São Francisco, que hoje soma 10 mil alunos e 600 professores em 37 anos de presença franciscana na educação superior, oferecendo mais de 40 cursos de graduação e pós-graduação nos campi de Bragança, Itatiba, São Paulo e Campinas (com 2 campus).

Segundo Patrícia, hoje a internet é uma ferramenta indispensável para interação e comunicação com os alunos, seja através do site – que vai ter um novo rosto a partir de setembro -, de boletins, da intranet e da Revista USF Express. A assessoria de imprensa é fundamental para fazer a ponte da instituição com as mídias externas.

Marília mostrou o grande trabalho que é feito pela Associação Bom Jesus, presente em cinco estados, com 29 escolas, e pela FAE Centro Universitário, com unidades em Curitiba (duas), São José dos Pinhais e Blumenau, além Sesc São José, LaCe Language Center, Viva Esporte Academia e Valor Brasil.

Segundo o diretor Jorge, as unidades de ensino do Bom Jesus estão entre as 8 mil escolas, em 177 países, que integram o Programa de Escolas Associadas da Unesco — Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. “O objetivo é oferecer ensino de qualidade que promova inclusão e justiça social, preparando cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel, tanto na comunidade local como global”, disse, destacando a importância de trabalhar os princípios franciscanos não só na parte interna, mas também externa, com empresas e fornecedores do grupo Bom Jesus.

Para manter esse trabalho de excelência, em todo o complexo educacional, Marília coordena a Comunicação e Marketing que é feita por duas equipes. O diretor convidou os participantes a conhecerem as instalações de Comunicação e marketing do Bom Jesus durante o encontro da Frente de Comunicação em setembro.

No final, ainda foram partilhadas impressões da Jornada Mundial da Juventude, especialmente do Espaço Franciscano, que acolheu franciscanos (as) do mundo inteiro, e a reunião terminou com um almoço oferecido pela USF.