Um espaço franciscano que cabe o mundo inteiro
24/07/2013
Moacir Beggo
Rio de Janeiro (RJ) – O sol foi embora e cedeu lugar para um dia nublado, alternando de vez em com uma garoa fina, na Cidade Maravilhosa. Nem por isso, o dia não começou alegre para a Família Franciscana, que se juntou em frente à Igreja da Venerável Ordem Terceira, no Largo da Carioca, para inaugurar nesta terça-feira (23/7) o Espaço Franciscano na Jornada Mundial da Juventude.
E foi assim, num espaço rústico de uma construção demolida da Ordem Terceira que nasceu a tenda dos franciscanos, toda colorida, aconchegante e com um ‘coração’ grande para acolher as famílias que seguem Francisco e Clara no mundo inteiro.
Frei Gustavo Medella, da Província da Imaculada Conceição, presidiu a celebração inaugural dando boas vindas a todos os peregrinos das mais diferentes nacionalidades e “expressões desse carisma multiforme, colorido e abençoado, que é o carisma de Clara e Francisco de Assis”.
Frei Medella convidou, então, a Ministra Geral da Ordem Franciscana Secular, a espanhola Encarnación del Pozo, para acolher a todos neste espaço franciscano. Os demais Ministros Gerais da Ordem dos Frades Menores, Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Ordem dos Frades Menores Conventuais e Ordem Franciscana Regular não conseguiram chegar para a abertura do evento e devem desembarcar no Rio nesta quarta-feira de manhã.
A Ministra da OFS desejou, em nome da Conferência Mundial da Família Franciscana, boas vindas a todos e agradeceu pelo espaço de encontro de todos os franciscanos do mundo presentes no Rio de Janeiro. “Eu não sei como definir este momento, mas sei que é um momento único para reunirmos todos os membros da Família Franciscana”, confessou Encarnación.
“É uma alegria incrível ver a Primeira Ordem, a Segunda Ordem, a Ordem Franciscana Secular e a Juventude Franciscana juntas. É um momento de graça que o Senhor nos concede para nos prepararmos tendo em vista o encontro com o Santo Padre. É um momento de encher o coração de alegria e abri-lo para acolher a palavra do Papa”, acrescentou a Ministra Geral da OFS.
Encarnación lembrou também que os jovens franciscanos já deram uma mostra de confraternização e alegria no Encontro Internacional da Jufra, que terminou nesta segunda-feira em São João del Rey, em Minas Gerais. “Foi uma explosão incrível de alegria na diversidade das culturas. Éramos 19 países juntos e que agora voltamos a nos encontrarmos aqui”, lembrou.
Um dos momentos mais marcantes da celebração foi a oração do Pai Nosso, que foi rezado nas línguas: português, espanhol, coreano, inglês, italiano, alemão e etíope.
No final de sua mensagem, agradeceu os promotores do espaço franciscano para que as famílias de Clara e Francisco pudessem se encontrar no Rio. “Que Deus nos dê abertura de mente e de coração para receber a mensagem do Papa. Como ele disse, não levando nada material, nem ouro, nem prata, mas o mais precioso: Jesus Cristo. Então, é para isto que viemos aqui: receber em nosso coração e levar a todos a Jesus Cristo.
Que Francisco nos ajude realmente nesta experiência de fraternidade com todos pobres do mundo”, completou Encarnación.
A celebração terminou com uma procissão para levar o Santíssimo Sacramento até a pequena capela criada no porão da Igreja da Ordem Terceira. O Santíssimo Sacramento ficará exposto até o final da Jornada Mundial e será adorado todo dia pelas irmãs Clarissas e Concepcionistas.
O Espaço Franciscano vai continuar nesta quarta e quinta-feira. Há ainda exposição da Jufra e também sobre o combate à Hanseníase. No local chamado de “Capela dos Escravos”, um espaço de adoração ao Santíssimo Sacramento especialmente preparado para os peregrinos e para as irmãs de vida contemplativa (Clarissas e Cocepcionistas).