O modo de falar ‘Paz e Bem’ nas ondas do rádio
04/06/2013
Moacir Beggo
São Paulo (SP) – Há um ano, sob a direção de Frei Gustavo Medella, o povo de São Paulo era convidado a entrar na Sala Franciscana, o primeiro programa de rádio da Província da Imaculada Conceição na capital paulista. Nesta terça-feira (04/6), a Sala Franciscana reuniu os seus convidados ao redor da mesa eucarística do Convento São Francisco para celebrar esse 1º aniversário com Missa de Ação de Graças.
O Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanböemmel presidiu a celebração, tendo como concelebrantes Frei Luiz Henrique de Aquino, Frei Gustavo Medella, Frei Diego de Melo e Frei Alvaci Mendes da Luz. O comentarista Frei Alexandre Rohring também explicou que, além da celebração de Ação de Graças, era o quinto dia da Trezena de Santo Antônio, um momento de devoção e preparação para a festa do santo franciscano no dia 13 de junho.
Frei Fidêncio lembrou no início da Missa que São Francisco de Assis era um apaixonado pela comunicação. “Ele queria que a Palavra de Deus chegasse a todas as pessoas através da multiplicação das cópias escritas por ele. Fico imaginando como o Pobrezinho de Assis estaria hoje diante do computador, de um microfone, querendo anunciar ao mundo a Palavra de Deus!”, disse Frei Fidêncio, agradecendo a todos os envolvidos neste trabalho evangelizador do rádio.
Frei Gustavo, que é o pregador da Trezena no Convento São Francisco, fez a homilia e destacou que, em um ano no ar, a “Sala Franciscana” tem acalentado o sonho de levar Paz e Bem pelas ondas do rádio e da internet. “Cada entrevista, cada mensagem, cada oração é um compromisso assumido com o ouvinte, razão de existir de qualquer programa de rádio, o verdadeiro centro das atenções. E é por isso que nesta Sala sempre cabe mais um, mais dez, ou cem ou mil, ou um milhão, porque a Sala tem o tamanho do coração”, enfatizou Frei Gustavo, lembrando que o programa vai mais longe pela internet e é retransmitido pela Rádio Imperial, de Petrópolis.
Frei Gustavo também falou de Santo Antônio e recordou que quanto mais ele crescia na justiça e no amor, mais desejava caminhar, referindo ao tema do dia: “Com Santo Antônio, queremos ser justos em nosso proceder!”. Concluindo, convidou a todos: “É com ele que desejamos seguir. Com Santo Antônio, queremos ser justos em nosso proceder”. (veja no site www.conventosaofrancisco.com.br a homilia na íntegra)
O programa Sala Franciscana estreou no dia 4 de junho do ano passado, de segunda a sexta, das 18h às 18h30, pelas ondas da Rádio Nove de Julho (São Paulo, AM 1600 KHz), pela internet (http://tunein.com/radio/R%C3%A1dio-9-de-Julho-1600-s99104/) ou via Facebook.
O programa tem o formato de uma revista diária, com quadros variados e periódicos como o Giro Franciscano, marcado por entradas pontuais das presenças franciscanas de São Paulo e de outros trabalhos da Província; a Patrulha Paz e Bem, que objetiva ser uma patrulha diferente para divulgar boas notícias, boas iniciativas, em contrapartida à avalanche de crimes e tragédias que geralmente predomina no noticiário deste horário (18h às 18h30). Há também um quadro de conscientização ambiental (O meio ambiente e nós), a oração diária do Angelus e a Oração pela Paz, o momento Seja um Benfeitor Franciscano, assumido pelo Pró-Vocações e Missões Franciscanas, entre outras atrações.