Vocação religiosa é tema no segundo dia do Tríduo
26/04/2013
No segundo dia do Tríduo (25/04) em preparação para a ordenação presbiteral de Frei André Luiz da Rocha Henriques, os frades continuaram as visitas aos enfermos nas comunidades
A vocação religiosa e franciscana foi o tema refletido na celebração da Santa Missa, presidida pelo Frei Diego Melo, com a participação de vários frades, bem como, membros da Ordem Franciscana Secular, Jufra e Minijufra. Foi um momento alegre e festivo, com grande número de fiéis.
Na sua homilia, Frei Diego focalizou a vocação franciscana e, lembrando o Papa Francisco, falou sobre o carisma de São Francisco, o seu encontro com Deus, aquele que continua encantando tantos jovens como Frei André e outras pessoas. Lembrou, ainda, que Frei André será ordenado presbítero para exercer o seu ministério de forma franciscana. Um frei que, como padre, vai trabalhar no meio do povo, conforme a mensagem de Jesus Cristo: “Ide pelo mundo e anunciai a Boa Nova a todos os povos”. Religiosos franciscanos assumem a sua vocação franciscana para, através da fé em Jesus Cristo, transformar as dificuldades em alegria. Após essas reflexões, Frei André assinou a declaração dos votos religiosos: pobreza, obediência e castidade, reassumindo o seu compromisso diante da comunidade.
Ainda na celebração, foi apresentada a “Mochila Franciscana”, recebida por Frei André, contendo as Fontes Franciscanas, Bíblia, Sandálias, Espelho e Sementes que foram distribuídas à assembléia. Na procissão das ofertas, além das espécies do pão e vinho, foram trazidos ao altar os símbolos franciscanos: a cruz de São Damião, as sandálias, o hábito e o cordão e o terço franciscano.
Encerrando o segundo dia do Tríduo, aconteceu o Encontro dos frades com a Família Franciscana, coordenada pelo Frei Rodrigo da Silva Santos, frade recém-ordenado, que deu continuidade à reflexão sobre o carisma de São Francisco e a formação, lançando ao grupo o questionamento: O que nos motiva para estar na caminhada franciscana? Vários depoimentos foram apresentados pelos participantes sobre a paixão por São Francisco.
O segundo dia do Tríduo encerrou-se com a bênção de São Francisco, dada por Frei André.