Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Fidêncio acolhe nova turma em Guaratinguetá

04/02/2013

Notícias

Por Frei Gustavo Medella

Depois do período de encontro vocacional e do discernimento na etapa denominada de Aspirantado, dezesseis jovens, 15 da Província da Imaculada Conceição do Brasil (Sul e Sudeste) e um da Fundação Franciscana de Nossa Senhora de Fátima (Triângulo Mineiro), receberam a admissão para o ano de Postulantado na Ordem dos Frades Menores, OFM. A celebração ocorreu no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, SP, onde os postulantes viverão, neste ano de 2013, uma rotina de oração, trabalho, estudo, vida em fraternidade e lazer, tudo em vista de se aprofundarem no conhecimento de todos os elementos que são próprios da Vida Franciscana.

A missa teve a presidência do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel e contou ainda com a concelebração do Presidente da Fundação Nossa Senhora de Fátima, Frei Ezimar Alves Pereira, e também a participação de vários outros confrades e de todo povo que regularmente frequenta as celebrações no Seminário. Em sua homilia, Frei Fidêncio destacou que o Postulantado deve ser uma etapa profundamente marcada pelo diálogo, um período de mútuo conhecimento entre formandos e formadores, estes últimos os frades especialmente destacados pela fraternidade provincial para o acompanhamento dos postulantes. O Ministro Provincial enfatizou ainda que, naquele momento, os 16 novos postulantes estavam pedindo publicamente para abraçar a “vida do Evangelho de Cristo ao modo de Francisco”.

Pouco antes, houve o Rito da Admissão, onde os candidatos ao Postulantado pediram oficialmente o ingresso na referida etapa: “Quero seguir desde já o Evangelho na disponibilidade, na alegria, no serviço aos irmãos, como São Francisco de Assis”, disseram em coro. Ao pedido, responderam Frei Fidêncio e Frei Ezimar: “Com as palavras de Jesus vos recebemos: ‘Vinde e vede!’ De bom grado vos acolhemos nesta casa de formação para o tempo do Postulantado. Aqui podereis discernir com clareza a vossa vocação e fazer a experiência de nossa vida de fraternidade e