Admissão dos noviços: De volta às origens.
12/01/2013
Por Frei João Bunga
Rodeio (SC) – Faz tempo que Rodeio não via uma avalanche de noviços. Dia 12 de janeiro de 2013 iniciou-se o ano da graça para a 112º turma de noviços que ingressou nesta casa para vivenciar esta importante etapa da vida religiosa. O noviciado é o primeiro passo na qual os candidatos conhecem e experimentam a forma de vida de São Francisco de Assis, voltados mais profundamente para a oração, a contemplação, a vida fraterna e o crescimento espiritual, bem como maturação psicológica e Humana.
Neste ano, tivemos a graça de receber vinte e um noviços oriundos de diferentes entidades, entre os quais os alguns provenientes da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil: Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei Douglas da Silva, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Hugo Câmara dos Santos, Frei Marcos Schwengber, Frei Renan Nilson Bacca, Frei Tiago Martins Rodrigues e Frei Zilmar Augusto de Oliveira; Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola: Frei Ananias Pegado Muondo Cauanda, Frei Canga Manuel Mazoa, Frei Ermelindo Francisco Bambi, Frei João Candongo Muhala, Frei Mario Sampaio Pelo, Frei Mateus Molossande Ukwahamba e Frei Siro Armando José Luamba; Custódia Sagrado Coração de Jesus – SP: Frei Éverton Leandro Piotto e Frei Gabriel Alves dos Santos; e Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora – MT e MS: Frei Cristiano Pereira Alves de Moraiso, Frei Jorge Henrique Lisot Camargo, Frei Pedro Renato Pereira da Silva, Frei Ronair Simão de Barros.
A vestição aconteceu durante a celebração Eucarística das 6h30, ao som da flauta, quando os então postulantes entraram em procissão, seguida dos confrades oriundos de várias fraternidades destas entidades. A comunidade paroquial se fez presente acolhendo a nova turma de noviços. Os mestres dos postulantes, Frei Marco Antônio dos Santos e Frei Joaquim Camilo Alves, fizeram a chamada por ordem alfabética e cada um deles, com ânimo e firmeza, respondeu “Aqui estou!”. Seguiu-se a homilia de Frei Fidêncio Vanboemmel, na qual ressaltou que este ano, mais que qualquer outro, é um ano de busca, de acolhimento e recolhimento. Fazer a experiência do noviciado é colocar-se num diálogo íntimo com Deus, que exige um trabalho árduo e penoso, uma entrega total a Jesus Cristo… E concluiu desejando coragem e que sempre tenham confiança em Deus e um espírito como de São João Batista, onde o Cristo deve crescer o próprio “eu” diminuir. Seguiu-se com a cerimônia da entrega dos hábitos e assinatura no livro de atas de Admissão ao noviciado da Ordem dos Frades Menores.
A turma deste ano terá uma caminhada muito desafiadora, pois terá que se adaptar à diversidade cultural e étnica, buscando sempre harmonia na vivência fraterna e no seguimento ao Cristo pobre, humilde e crucificado segundo os passos do Poverello de Assis. Percebe-se uma entrega, vigor, e disponibilidade desde que chegaram, por isso acreditamos que faremos uma boa experiência de noviciado juntos.
Certamente as entidades supracitadas sentem-se regozijadas com a incorporação destes novos irmãos que se propõem a seguir os ideais de São Francisco de Assis. Agradecemos a Deus que nos enviou estes jovens, as famílias que permitiram que seus filhos viessem até nós, os formadores que os acompanharam desde as etapas iniciais e novos formadores, para que Deus digne a conceder sabedoria de modo a conduzirem ao bom caminho o rebanho que lhes foi confiado.