Jovens iniciam a 9ª edição das Missões Franciscanas, inspirados a serem Artesãos da Paz e do Bem
29/01/2026

Missão reúne jovens de diferentes regiões para uma experiência intensa de fé, fraternidade, formação e serviço, inspirada pelo Evangelho e pelo carisma franciscano
Santo Amaro da Imperatriz (SC) – Teve início nesta quinta-feira (29/01), a 9ª edição das Missões Franciscanas da Juventude (MFJ), realizada na cidade de Santo Amaro da Imperatriz, em Santa Catarina. A missão segue até o próximo domingo, 1º de fevereiro, reunindo mais de 150 jovens missionários de diferentes estados do Brasil.
O primeiro dia da missão começou com a acolhida dos jovens no salão paroquial, em um clima marcado por cânticos, animação e muita alegria. Ao chegarem, os participantes realizaram o credenciamento, momento em que receberam o crachá e o kit missão, sendo posteriormente direcionados para o café da manhã. Desde os primeiros instantes, a fraternidade se fez presente, fortalecendo os laços de comunhão e dando o tom da experiência missionária franciscana.
Com o início da programação oficial, Frei Gustavo Medella, Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, dirigiu uma mensagem aos jovens missionários, convidando-os a serem portadores da Paz e do Bem durante todos os dias da missão. Em sua fala, destacou a importância de viverem, de forma concreta, os valores da fraternidade, da comunhão e da partilha, assumindo o compromisso de testemunhar o Evangelho por meio de gestos simples e transformadores.
Também transmitiu a todos os presentes a saudação do Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, que está em Missão em Angola, na África. Através de Frei Gustavo, Frei Paulo manifestou proximidade aos participantes através da prece e da comunhão fraterna.

Em sua saudação aos jovens, Frei Germano Guesser, pároco da Paróquia de Santo Amaro, destacou a importância de discernir e manifestar a própria voz em meio a tantas outras que ecoam no mundo atual. Segundo ele, a missão franciscana passa não apenas pelo anúncio, mas também pela escuta atenta, capaz de reconhecer o que os jovens, apaixonados por São Francisco e inspirados pelo ideal de serem artesãos da paz e do bem, têm a dizer à Igreja e à sociedade.
Ao dar as boas-vindas na Paróquia Santo Amaro, que reúne as comunidades de Santo Amaro e Águas Mornas, frei Germano ressaltou o encontro como um momento especial de vivência do legado de São Francisco de Assis. Inspirados pelo tema “Artesãos da Paz e do Bem”, os jovens são convidados a aprofundar a formação espiritual, fortalecer o ardor missionário e experimentar a fraternidade como força transformadora. Recordando o chamado de Cristo a Francisco em São Damião, “vai e repara a minha Igreja”, o frade sublinhou que a reconstrução hoje passa por corações comprometidos com o amor de Deus e com a dignidade de cada pessoa. Durante os dias de missão, os participantes são chamados a viver a alegria do Evangelho, a conversão do olhar, a oração, o diálogo e a comunhão, irradiando a paz e o bem por onde passarem.

A oração inicial foi conduzida por Frei Thiago da Silva, integrante da Equipe de Evangelização com as Juventudes, que promoveu um momento de reflexão sobre a paz como fruto da verdadeira comunhão com Deus. “O Ressuscitado, ao encontrar os seus discípulos, saúda-os desejando-lhes a paz. Presente nas Bem-aventuranças, esse dom singular, que vem do Ressuscitado, possibilita à humanidade a fraternidade e a vivência dos valores do Reino”, afirmou. Ao final da oração, os jovens foram convidados a depositar na cruz seus nomes, preces e pedidos, confiando-os à oração ao longo deste tempo missionário.
No período da tarde, após o almoço, os jovens participaram de uma formação a partir do tema “Artesãos da Paz e do Bem”, conduzida por Frei Thiago da Silva e Frei Gustavo Medella. A partir de dinâmicas, reflexões e diálogo, foram abordados temas como a sociedade do descartável, os muros físicos e digitais que afastam as pessoas e a falta de comprometimento com a vivência do Evangelho. Em sua fala, Frei Gustavo ressaltou que os jovens são chamados a deixar de ser apenas uma vizinhança para se tornarem uma verdadeira fraternidade, e a irem além das conexões virtuais para viverem a comunhão real.
No momento formativo, os jovens foram convidados, sob a inspiração do Papa Francisco, a vencerem as sobras de um mundo fechado que sufoca a verdadeira paz. Convidados a identificar estas sombras formando uma nuvem virtual de palavras, os participantes mencionaram o ódio, a violência e os vícios entre as sombras que mais lhes causam medo.

A programação da tarde contou ainda com a apresentação de um teatro realizado pelo grupo de jovens da paróquia de Santo Amaro da Imperatriz, seguida por um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido por Frei Felipe Carretta, na Igreja Matriz.
O primeiro dia da Missão Franciscana da Juventude foi encerrado com o envio dos jovens missionários às famílias acolhedoras, onde permanecerão hospedados ao longo dos dias de missão. A programação do segundo dia tem início nesta sexta-feira (30), a partir das 8h, com momento de oração e formações voltadas ao lema “Francisco e Carlo Acutis: jovens do Evangelho”, aprofundando ainda mais a experiência missionária.

Equipe de Comunicação da MFJ





































