Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jovens buscam escutar o chamado de Deus nos Estágios Vocacionais Franciscanos

11/11/2025

Notícias

Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, em Guaratinguetá (SP), e 6 a 9 de novembro, em Curitiba (PR), foram realizados os Estágios Vocacionais Franciscanos 2025, promovidos pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província da Imaculada Conceição.

Os encontros, realizados no Seminário Frei Galvão em Guaratinguetá e no Convento Bom Jesus dos Perdões em Curitiba, reuniram jovens das diversas regiões da Província, consagrando o itinerário anual de acompanhamento e discernimento vocacional.

Estágio Vocacional – Guaratinguetá (SP)

Coordenação: Frei Jeâ Paulo Andrade e Frei Felipe Carreta
Participantes:

  • Hugo Garin do Nascimento Lima – Petrópolis (RJ)
  • William Pereira Ramos – Vila Velha (ES)
  • Mateus Moura Pereira – Serra (ES)
  • Filipe Martins – São Paulo (SP)
  • Eduardo Fontana – São Paulo (SP)
  • Igor Eduardo da Silva Francisco – Guaratinguetá (SP)
  • Guilherme Oliveira da Silva – São Paulo (SP)
  • Richard Alfonso Gomez – São Paulo (SP)
  • Antony Rodrigues dos Santos – São Paulo (SP)
  • Arthur Costa Botassio – São Paulo (SP)
  • Davi Costa – Campos Elíseos (SP)
  • João Rocha – Itajubá (MG)

Estágio Vocacional – Curitiba (PR)

Coordenação: Frei Jeâ Paulo Andrade e Frei Evaldo Ludvig
Participantes:

  • Adinan Pereira Rodrigues – Urussanga (SC)
  • Marcelo Borges Seisl – Frei Rogério (SC)
  • Allan Kaun Evaristo – Blumenau (SC)
  • Alan Diego Kalinoski – Mafra (SC)
  • Álisson Antônio Moreira da Luz – Frei Rogério (SC)

Um caminho de discernimento e fraternidade

Os dias de convivência e oração proporcionaram aos vocacionados um ambiente propício ao silêncio interior, à escuta de Deus e à partilha sincera da própria história. O estágio, como etapa fundamental do processo de discernimento, favoreceu a integração entre fé e vida, ajudando cada jovem a reconhecer os sinais de Deus em seu cotidiano e a compreender o chamado à vida religiosa franciscana como resposta livre e generosa ao amor divino.

As formações abordaram temas centrais para o amadurecimento humano e espiritual, como autoconhecimento, vida fraterna, votos religiosos e os critérios para um bom discernimento vocacional, inspirados no documento Vinde e Vede, da Ordem dos Frades Menores. Em cada reflexão, os jovens foram convidados a compreender que discernir é também aprender a amar de modo maduro, servir com humildade e viver com simplicidade evangélica.

A psicóloga Raquel, no Seminário Frei Galvão, conduziu o encontro sobre autoconhecimento e integração da afetividade na vocação, enquanto a psicóloga Lindair, no Convento Bom Jesus, trabalhou o tema autoconhecimento e decisão, convidando os jovens a reconhecerem suas motivações mais profundas diante do chamado de Deus. 

Discernir à luz do Evangelho e do carisma franciscano

Inspirados pela experiência de São Francisco de Assis, os participantes foram convidados a olhar para a própria vida com gratidão e verdade, reconhecendo as marcas da presença de Deus em sua história. O estudo e a meditação sobre os critérios de maturidade cristã, humana e franciscana mostraram que o discernimento vocacional é, antes de tudo, um caminho de conversão interior — crescer na liberdade, na oração e na comunhão fraterna, cultivando um coração humilde e disponível.

As orações comunitárias, as partilhas pessoais, as celebrações e os momentos de convivência com os postulantes e os frades tornaram-se experiências concretas da vida fraterna, marca essencial do carisma franciscano. Nelas, os jovens puderam experimentar o que significa viver “como irmãos”, aprendendo que a vocação se amadurece no encontro, no serviço e na vida compartilhada com alegria e respeito mútuo.

Um caminho que continua

Os estágios vocacionais transcorreram num clima de esperança e gratidão, confirmando que a pastoral vocacional é, acima de tudo, uma obra do Espírito Santo: um caminho de escuta, crescimento e confiança na ação de Deus, que continua a chamar novos irmãos para testemunhar o Evangelho no espírito de minoridade e fraternidade franciscana.

Participaram dos estágios 17 vocacionados provenientes das diferentes regiões da Província. Muitos deles seguem agora em um processo de discernimento mais próximo, preparando-se para ingressar em uma Fraternidade de Acolhimento Vocacional no ano de 2026.

Se você deseja iniciar seu discernimento e conhecer de perto o carisma franciscano, nossa equipe do Serviço de Animação Vocacional (SAV) está pronta para te acolher. Entre em contato nos canais de comunicação abaixo:

E-mail: sav@franciscanos.org.br
Telefone: (11) 5576-7929

 

Frei Jeâ Paulo Andrade, OFM