Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Galvão: Aquele que ilumina nossos caminhos para a santidade

22/10/2025

Notícias

No caminho da Novena em honra a São Frei Galvão, os fiéis são convidados, a cada dia, a refletir sobre uma virtude que conduz à santidade. No 6º dia, 21 de outubro, o tema propôs contemplar a luz da fé que guia e fortalece o coração cristão, inspirando-se no exemplo do Santo franciscano, cuja vida foi um testemunho de obediência e amor a Deus.

Inspirado pelo tema do dia “ Frei Galvão, a lâmpada da caridade e da mansidão evangélica”, Frei Florival Mariano de Toledo, da Paróquia São Francisco, em São Paulo (SP), presidiu a celebração do período da tarde.

“Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor”, assim nos lembra o Salmo de hoje. São Frei Galvão não fez diferente. Em toda a sua vida, procurou servir ao Reino de Deus com alegria e caridade. Seus ensinamentos nos orientam a promover a paz e a santidade, para alcançarmos o Reino dos Céus. Assim como preparamos a nossa casa para receber visitantes, também devemos preparar o nosso coração para acolher Deus em nossas vidas. É necessário desejar a presença de Jesus Cristo, pois felizes serão aqueles que O encontrarem.

Na primeira leitura, da Carta de São Paulo aos Romanos, aprendemos que o pecado entrou no mundo por meio de um homem e, com o pecado, veio a morte. A transgressão de um só acarretou a condenação para todos os homens; porém, também pela obediência de um só, toda a humanidade passou a ter acesso à justificação. Nossa fé se abala quando cedemos ao pecado, e a forma de corrigirmos isso é conhecendo a Palavra e nos inspirando nos santos, que mostraram em seus atos o caminho para a santidade. Frei Galvão, em seus ensinamentos, nos mostra como nos apresentarmos com o coração disponível e sempre prontos a servir, pois, em nosso Juízo Final, nossas ações serão consideradas.

Frei Florival recordou a importância de cultivar a paz e o amor à criação: “Onde está o meu Senhor, ali estará o meu coração”. Conectar-se com Deus e com todas as Suas virtudes é essencial, pois é n’Ele que o nosso coração encontra paz. Jesus prepara o coração de seus ouvintes. O Evangelho de Lc 12,35-38 nos convida à vigilância e à prontidão, e também a amar com atenção, de corpo e alma, sem deixar a fé adormecer. Fazemos isso por meio de atos de bondade e força interior, sendo verdadeiros homens e mulheres de Deus. Por fim, vemos que felizes são os que promovem a paz, pois estes alcançarão a eternidade.

Dom Carlos Silva: “Ser cristão é manter aceso o fogo do amor de Deus nos pequenos gestos”

Dom Frei Carlos Silva, Bispo Auxiliar de São Paulo e responsável pela Região Episcopal da Brasilândia, presidiu a celebração da noite de forma festiva e alegre. Sua presença cativou a assembleia e deixou memórias que permanecerão vivas no coração do Santuário.

Durante a homilia, o bispo promoveu uma reflexão sobre a “lâmpada” que simboliza a nossa fé, apagando as velas do altar e motivando todos a voltarem seus corações para o projeto de Deus, que não depende de nós, mas da vontade divina que nos conduz.

O Salmo responsorial também convidou os presentes a se abrirem à vontade de Deus, atitude reforçada pelas reflexões didáticas de Dom Frei Carlos. Foram momentos marcantes, em que os devotos de Frei Galvão buscaram um encontro mais profundo com Deus, por meio da entrega confiante, tal como viveu São Frei Galvão.

Segundo o celebrante, Jesus usa a imagem da lâmpada para mostrar que a fé não pode se apagar, mas deve ser viva e perseverante. A esperança dentro de nós deve ser a primeira a nascer. A lâmpada não ilumina apenas a si mesma, mas também aqueles que estão ao seu redor, assim deve ser a nossa vida. Frei Galvão foi essa lâmpada acesa, irradiando luz através de seus gestos bondosos.

“Como está a sua lâmpada?”, perguntou Dom Frei Carlos aos devotos. “Ser cristão é manter aceso o fogo do amor de Deus nos pequenos gestos. Mansidão é não pagar o mal com o mal, mas cultivar a paz com toda a criação”, concluiu.


Texto: Frei Filipo Carpi Girão e Taíse Marques/ Fotos: Érika Augusto – PASCOM