Novena de Frei Galvão começa com celebrações e peregrinação pelas ruas de Guaratinguetá
17/10/2025

A novena dedicada a Santo Antônio de Sant’Anna Frei Galvão começou nesta quinta-feira, 16 de outubro, em Guaratinguetá (SP), com duas Celebrações Eucarísticas. Os presbíteros convidados conduziram os devotos nas reflexões sobre o mistério da Eucaristia, ponto culminante da fé católica, com homilias que inspiram a viver mais profundamente as festividades do primeiro santo brasileiro.
A Santa Missa das 15h foi celebrada pelo Padre Mauro Villela, Missionário Redentorista, que abordou, em sua homilia, a importância de escutar a Palavra de Deus, que nos ensina a levar a Sua presença por meio de gestos concretos, tal como São Frei Galvão, que sempre se manteve unido aos propósitos do Pai, vivendo intensamente sua vida pautada pelo anúncio da misericórdia — tema refletido no Jubileu da Esperança. Padre Mauro reforçou que a paz chega àqueles que evitam pequenas violências, para que estas não se transformem em grandes conflitos.
Durante a celebração das 19h30, o Padre Luciano Felipe, da Arquidiocese de Aparecida, destacou em sua homilia que Jesus chama a atenção para nossas atitudes por meio dos fariseus e doutores da Lei. Assim sendo, devemos obedecer e dar testemunho de conversão, primeiro de nós mesmos, para depois ensinar publicamente.
Peregrinação e acolhida dos peregrinos
No primeiro dia, a programação já começou intensa, marcando o início dos festejos em honra a São Frei Galvão. Logo às 5h, os fiéis devotos, junto com os frades e a família desse filho de Guaratinguetá, representada, em especial, pela historiadora Thereza Maia, sobrinha de sexta geração do Santo e responsável pelo museu dedicado a Frei Galvão, reuniram-se para um momento muito especial, que entrará para a memória da cidade.

Em grande espírito de oração, devoção e alegria franciscana, o cordão do hábito, uma relíquia de primeiro grau, foi transportado em procissão do museu e casa da família, localizados no centro da cidade, até o Santuário. O grupo percorreu as ruas de Guaratinguetá, abençoando a terra que é o berço de São Frei Galvão.
Esse gesto, realizado pela primeira vez em 11 de abril de 2021, quando os frades franciscanos, antes de assumirem o Santuário, foram até a família pedir uma bênção, foi repetido neste ano com o objetivo de implementar uma tradição que simboliza respeito, harmonia e união dos filhos e filhas de Deus na celebração de São Frei Galvão.

Os vínculos históricos dos familiares de Frei Galvão também dão sentido à proximidade desse Santo frade franciscano com o povo de Guaratinguetá, do Vale do Paraíba e de todo o Brasil. Por isso, sempre em ocasiões especiais, os frades do Santuário retornarão à família para pedir a bênção e continuar o legado deixado por São Frei Galvão.
Após a família ter enviado os frades e devotos reunidos, todos retornaram em procissão para o Santuário, rezando o Santo Terço, que alternava momentos de louvor e oração. Ao chegarem, foi celebrada uma Missa presidida por Frei Valdir Laurentino, OFM, que, na ocasião, destacou o peregrinar como uma dinâmica da vida em comunidade, abrindo oficialmente os festejos.

Nesta sexta-feira, a celebração das 15h será presidida por Frei Felipe Carretta, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (RJ). A Santa Missa das 19h30 será celebrada pelo Padre Chrystian Shankar, reitor do Santuário Frei Galvão, em Divinópolis (MG).
As celebrações da Festa de Frei Galvão também podem ser acompanhadas pela TV Web Frei Galvão, no YouTube.
Acesse: https://www.youtube.com/c/TVFREIGALVÃO
Texto: Frei Filipo Carpi Girão/ Fotos: Felipe Nogueira e João Paulo- Pascom Santuário Frei Galvão


