TV Celinauta exibe documentário especial sobre o Congresso Franciscano realizado no Rio de Janeiro
17/10/2025

A TV Celinauta, emissora da Rede Celinauta de Comunicação, com sede em Pato Branco (PR), exibe nesta sexta-feira, 17 de outubro, às 18h, um documentário especial sobre o Congresso Franciscano realizado no Convento de Santo Antônio, no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025.
A produção dos profissionais Jonas Frozza e Marcos Souza mostra os principais momentos do encontro que reuniu frades, leigos, pesquisadores, professores e doutores em torno de um mesmo ideal: refletir sobre a presença franciscana no Brasil e celebrar os 350 anos da Província da Imaculada Conceição do Brasil, uma das mais antigas das províncias franciscanas em território nacional.
Gravado no coração do Rio de Janeiro, o documentário conduz o telespectador ao Convento de Santo Antônio, primeira sede da Província, fundado em 1675. Entre o vai e vem do Largo da Carioca, o espaço histórico se transforma em cenário de memória, fé e diálogo interdisciplinar, unindo temas como teologia, arte, cultura, história e educação.

Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro provincial
Com imagens, depoimentos e trechos das conferências, o programa revela a influência dos franciscanos na formação cultural e espiritual do país, desde o período colonial até os desafios atuais, e destaca o papel de figuras marcantes, como Frei Pedro Sinzig, cuja obra musical dialoga com a cultura brasileira, e Frei Constantino Koser, o primeiro latino-americano a ocupar o cargo de Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores em Roma, no período do Concílio Vaticano II.

Frei Alvaci Mendes da Luz, pesquisador e reitor da USF
O congresso também abriu espaço para o diálogo sobre as devoções populares e o impacto franciscano nas expressões de fé do povo brasileiro, como as irmandades de São Benedito e os cultos marianos. Além disso, pesquisadores apresentaram trabalhos sobre franciscanismo medieval, espiritualidade e cultura contemporânea, reafirmando a vitalidade do legado de São Francisco e Santa Clara.
Em um dos trechos do documentário, um dos participantes resume o espírito do encontro: “Foi extremamente inspirador, pensando o passado, mas nunca preso a ele. Celebrar 350 anos é projetar o futuro, um futuro iluminado pela fraternidade e pelo Evangelho”.

Profa. Dra. Marta Castello Branco, pesquisadora da UFJF
A exibição do especial pela TV Celinauta é uma oportunidade de reviver a riqueza de um congresso que uniu gerações de franciscanos e estudiosos, reafirmando o compromisso da Ordem com a cultura, a educação e o diálogo. Uma imersão na história, na espiritualidade e na contribuição franciscana para o Brasil. Um legado vivo que continua a inspirar novas gerações.
Assista por aqui a partir das 18h desta sexta-feira (17/10)
Frei Augusto Luiz Gabriel


