Fé, devoção e cuidado com a criação marcam a Festa de São Francisco de Assis em Niterói
07/10/2025

A Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, em Niterói (RJ), se reuniu no dia 4 de outubro para celebrar São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e exemplo de simplicidade e amor à natureza. O dia foi marcado por missas, bênção dos animais, uma caminhada ecológica no Campo de São Bento e uma exposição de imagens do santo, que emocionou os fiéis.
Desde as primeiras horas do dia, a igreja recebeu devotos para as bênçãos dos animais. Centenas de pessoas levaram seus bichinhos de estimação para receber a proteção do santo. Cães, gatos, tartaruga, e até aves raras foram abençoados pelos frades e ministros de bênção, reforçanado um gesto de fé e carinho.
Ao final do dia, a comunidade participou de uma caminhada ecológica no Campo de São Bento, um popular parque urbano da cidade, famoso por sua vegetação, chafariz e coreto histórico. A caminhada convidou cada pessoa presente a rezar e meditar sobre nossa Casa Comum, entoando cânticos franciscanos. A procissão, acompanhada por famílias e jovens, reforçou o espírito de fraternidade que São Francisco inspira. No final, centenas de animais aguardavam no Campo para receberem a bênção dos animais.

Outro destaque da festa foi a exposição de imagens do santo. As peças, vindas de diferentes coleções, mostraram representações artísticas de Francisco de Assis, revelando tanto sua dimensão espiritual quanto cultural. São mais de 120 imagens, além de quadros e livros. O colaborador da Porciúncula, Julio César Batista, é o responsável pela exposição.
“Para mim é uma alegria muito grande montar essa exposição. Eu já fui um frade franciscano, tenho um amor por São Francisco, que foi o santo que me chamou a viver um período dentro da ordem. A ideia da exposição surgiu em 2019 em uma conversa com o Frei Sergio Pagan. Por São Francisco ser um santo querido e com diversas representações, nós quisemos mostrar isso para o povo. Quando começamos a ideia da exposição, juntamos algumas imagens da casa, conversamos com paroquianos e hoje, depois de alguns anos de exposição, já estamos com mais de 120 imagens em nosso acervo e a ideia é sempre ir aumentando. Aqui temos imagens de madeira, gesso, resina, palha de milho, crochê… neste ano, nós fizemos no claustro da paróquia e conseguimos expor melhor cada imagens. A exposição também aproxima os fiéis da figura de São Francisco, retratando sua trajetória e a forma como inspirou artistas ao longo dos séculos. ”, destacou Julio.
A Festa de São Francisco de Assis, celebrada anualmente, é um dos momentos mais significativos para os devotos, reunindo fé, cultura e tradição com Paz e Bem!
Larissa Rodrigues- Pascom Porciúncula Niterói


