Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província da Imaculada celebra o Encontro dos Frades Jubilandos 2025

17/09/2025

Notícias

Como parte da formação permanente de um Frade Menor, a Província tem por tradição realizar um encontro com os frades que se encontram em tempos fortes e significativos de sua vida religiosa e de dedicação ao ministério ordenado: trata-se do Encontro dos Frades Jubilandos, que reúne aqueles que estão celebrando 25, 50, 70 ou mais anos de perseverança vocacional. Neste ano, o encontro foi realizado na Fraternidade São Francisco, no Largo São Francisco, em São Paulo (SP), entre os dias 15 e 17 de setembro.

Participaram da edição 2025 do encontro dez irmãos: Frei Clarêncio Neotti e Frei Pedro Engel (70 anos de Vida Religiosa); Frei Fidêncio Vanboemmel e Frei Osvaldo Lino Luiz (50 anos de Vida Religiosa); Frei Marcelo Paulo Romani (25 anos de Vida Religiosa); Frei Carlos José Körber, Frei Salésio Lourenço Hillesheim e Frei Sebastião Agostinho Kremer (50 anos de exercício do ministério ordenado); e Frei Luís Antonio Aliberti e Frei Mário Stein (25 anos de ministério ordenado). Entretanto, como se destacou no encontro, esta não era uma celebração exclusiva desses irmãos, mas da Província da Imaculada Conceição e da Ordem dos Frades Menores, pela perpetuidade do carisma que as constitui, por sua relevância nos tempos atuais e pelo dom da graça vocacional que sustenta cada um de seus membros.

Os Encontros dos Frades Jubilandos são marcados pela celebração, confraternização e partilha. São sustentados pela memória das graças e desafios vividos ao longo da vida, pela gratidão pela presença permanente de Deus, que sustentou cada um dos passos, e pelo reconhecimento do papel de cada pessoa no amadurecimento pessoal e fraterno ocorrido nesse tempo.

O encontro teve início na segunda-feira, dia 15, com uma oração de gratidão e a entrega das velas que seriam abençoadas como sacramentais da renovação da profissão religiosa e dos compromissos derivados do ministério assumido. Essa renovação foi realizada ao final do encontro, nesta quarta-feira, dia 17, durante a missa de Ação de Graças.

A partir de então, os frades foram motivados à partilha em três momentos distintos, nos quais se detiveram na memória agradecida, no reconhecimento das luzes e sombras que fizeram parte da jornada e, por fim, nos sinais de esperança percebidos no presente, que permitem vislumbrar um futuro melhor. Foram momentos de profunda fraternidade e de diálogo franco e aberto entre irmãos que se querem bem e confiaram aos demais experiências pessoais importantes, pedindo oração e enriquecendo a todos.

Momentos de oração e celebração também fizeram parte do encontro, além de um recreio fraterno — característico dos encontros religiosos — que ressaltou a alegria de estarem juntos e de poderem colocar a conversa em dia sobre as fraternidades e missões às quais os irmãos atualmente se dedicam.

No dia 17 de setembro, festa da Impressão dos Sagrados Estigmas de São Francisco de Assis, os frades jubilandos, logo pela manhã, tomaram suas velas abençoadas e apresentaram-se com disposição para reafirmar, mais uma vez, sua vocação perante os irmãos e a comunidade: serem testemunhas vivas do carisma franciscano e da consagração ao serviço do Reino de Deus hoje e pelo tempo que Deus lhes conceder, como têm feito ao longo de tantos anos.

A missa de Ação de Graças foi celebrada na Igreja de São Francisco das Chagas, sob os cuidados da Ordem Franciscana Secular, também no Largo São Francisco. O presidente da celebração foi o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, e a concelebração contou com frades das fraternidades da capital paulista.


Frei Rodrigo da Silva Santos