Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Estudar, rezar e “pôr a mão na massa”: três expressões eloquentes do Compromisso JPIC

29/08/2025

Notícias

Da esq. para dir. Frei José Francisco, Frei Marx, Frei Gustavo, Frei Vitorio, Frei Thiago, Frei André, Frei Laerte

“Formar, celebrar e agir”. Estes três verbos estão na base das propostas para a animação do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) junto às Fraternidades e presenças evangelizadoras da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. A partir desses três eixos, os frades que compõem o Conselho de JPIC na Província, reunidos no Convento São Francisco, em São Paulo, organizaram a proposta de trabalho referente a esta dimensão transversal e indispensável para a vivência do carisma franciscano.

O encontro realizou-se nos dias 26 e 27 de agosto, com a coordenação do Animador do JPIC, Frei Thiago Alexandre Hayakawa; do Vice-animador, Frei José Francisco Cássia dos Santos; além do Secretário de Evangelização, Frei Gustavo Wayand Medella, e demais integrantes do Conselho: Frei André Gurzynski, Frei Laerte de Farias dos Santos, Frei Marx Rodrigues dos Reis e Frei Vitorio Mazzuco Filho.

Dentre os temas refletidos no encontro, destacaram-se os grandes desafios contemporâneos: as constantes ameaças à democracia, aos direitos humanos, o avanço das guerras e da violência, o crescimento de uma religiosidade que produz alienação e desmobilização, bem como as agressões permanentes à natureza e ao planeta. Diante de todas essas provocações, o grupo reafirmou a convicção sobre a importância da contribuição franciscana na busca de caminhos alternativos aos que têm conduzido o mundo e a sociedade a uma espécie de “falência”. Ressaltou-se, com insistência, a urgência de que, em toda a Província, haja um movimento de assimilação das propostas da Carta Encíclica Laudato si’ e a construção de um compromisso claro com os valores ali apresentados.

Como fruto de todo o percurso, marcado pela reflexão e pela partilha, o grupo chegou à formulação dos eixos fundamentais para a animação do Serviço de JPIC nos próximos anos, recordando tratar-se de uma dimensão transversal do carisma, que deve, portanto, estar presente em todas as instâncias de animação e coordenação da vida provincial.

Na linha formativa, correspondente ao eixo FORMAR, estão previstas a promoção de cursos, subsídios, encontros e palestras que possam animar as fraternidades e frentes missionárias a se aprofundarem nas grandes questões que tocam a luta pela justiça e pelo cuidado com a criação. Na dimensão celebrativa (CELEBRAR), foi elaborado um calendário de datas significativas, além de propostas de momentos de oração capazes de fortalecer a prática e o compromisso. Já no que diz respeito à ação (AGIR), pretende-se incentivar o engajamento em iniciativas concretas de solidariedade, construção da paz e promoção da justiça, aliadas a gestos simples e cotidianos de cuidado e atenção ao meio ambiente.

Cientes do grande desafio de implementar as propostas elaboradas e da quantidade de trabalho que têm pela frente, os membros do Conselho de JPIC da Província concluíram o encontro cheios de esperança, na certeza de que o exemplo e a vida de Francisco de Assis ainda têm muito a oferecer ao mundo de hoje.


Equipe JPIC