Frades do Regional de São Paulo se reúnem em Agudos para reflexão e partilha
20/08/2025

Entre os dias 17 e 19 de agosto, ocorreu o segundo Encontro Regional dos frades do estado de São Paulo, no Seminário Santo Antônio, na cidade de Agudos, interior do estado. O Regional contou com a participação de cerca de trinta frades, representando as onze fraternidades da Província da Imaculada no território paulista. Já na noite de domingo, dia 17, os frades foram acolhidos pela fraternidade do Seminário com um recreio, momento oportuno de convivência e alegria do reencontro.
Na manhã de segunda-feira, os frades iniciaram o dia com a Oração da Manhã. Em seguida, reuniram-se no Salão São Francisco para tratar dos assuntos previstos na pauta. Quem conduziu os trabalhos foi o Coordenador do Regional, Frei Marx Rodrigues dos Reis. Esteve presente também o Vigário Provincial, Frei Gustavo W. Medella, bem como os Definidores Frei Daniel Dellandrea, Frei Diego Atalino de Melo e Frei Robson L. Scudela.
A dinâmica do Encontro diferenciou-se das edições anteriores. Em vez de reservar um único momento para a partilha das atividades e questões de cada fraternidade, estas puderam se manifestar ao longo de todo o encontro, sempre em diálogo com os blocos temáticos propostos.
Entre os principais assuntos tratados, destacaram-se: a celebração dos 350 anos da Província, que ocorrerá no dia 29 de novembro, no Convento São Francisco; a celebração dos 50 anos da Universidade São Francisco, no dia 24 de outubro, em Bragança Paulista; e a Ordenação Presbiteral de Frei João Manoel Zechinatto, no dia 6 de setembro, em Amparo. Num momento de formação permanente, os frades leram e refletiram o texto “Gratidão pela história, compromisso com o futuro”. Nas partilhas, foram elencados pontos importantes, como a dimensão carismática do franciscanismo que vai além da presença dos frades; a luta constante pela sinodalidade; e a valorização da vida fraterna, expressa no cuidado dos irmãos entre si.

Um momento marcante do Encontro foi a homenagem prestada aos confrades falecidos. Neste ano, a Província celebrou a Páscoa de três irmãos: Frei Clemente Schafaschek, Frei José Bertoldi e Frei Gaudêncio Sens. Esse momento de oração realizou-se no Cemitério do Seminário, onde dezenas de frades estão sepultados. Muitos recordaram irmãos que marcaram suas vidas e deixaram exemplos de vida franciscana. No ano em que celebramos os 350 anos de nossa Província, foi oportuno que os irmãos de hoje prestassem essa homenagem aos irmãos do ontem, num olhar que reconhece a história e segue em frente na missão de levar ao mundo a mensagem de paz, justiça e misericórdia.
O Regional encerrou-se no almoço de terça-feira, dia 19 de agosto. Em seguida, os frades partiram em viagem de retorno às suas fraternidades.
Frei João Manoel Zechinatto, OFM








