Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia Santa Clara celebra Pentecostes com vigília em Duque de Caxias

10/06/2025

Notícias

Com uma noite enluarada, a comunidade da Paróquia Santa Clara, do bairro Imbariê, em Duque de Caxias (RJ), se reuniu no Centro Paroquial Paz e Bem para, juntos, celebrarmos a Vigília de Pentecostes, no último sábado, 7 de junho.

A Festa de Pentecostes é uma das mais importantes para a Igreja Católica. Por esse motivo, essa solenidade começa com uma vigília, um dia antes da celebração principal. É nela que os fiéis do mundo inteiro celebram a descida do Espírito Santo sobre os discípulos e Nossa Senhora, momento ímpar em que todos ficaram cheios da graça de Deus e começaram a manifestar os seus dons de forma efusiva.

No início da celebração, de forma nominal, as doze comunidades que formam nossa paróquia e as duas fraternidades franciscanas, os frades e as Irmãs Catequistas, foram convocados a acender tochas simbolizando os frutos do Espírito Santo, como bem é descrito na Carta de São Paulo aos Gálatas:

“Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há Lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito. ” (cf. Gl 5,22-25).

Os frutos do Espírito Santo são características e virtudes que a Igreja identifica como sendo produzidas no coração do cristão pela ação do Espírito Santo. Eles incluem caridade, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão, modéstia, continência, castidade e longanimidade.

A celebração teve a presidência de Frei Jeferson Palandi Broca, Vigário paroquial, que, em sua reflexão, destacou a importância de a Igreja clamar a vinda do Espírito Santo:

“Em meio a tantas diferenças em nossas vidas, é necessário pedirmos o Espírito da unidade, para que transforme todas as realidades de divisões em ambientes de acolhida, amor e compaixão, cumprindo assim a missão de sermos testemunhas do Ressuscitado”, destacou o frade.

Celebrar Pentecostes, dia em que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos, cinquenta dias após a ressurreição de Jesus Cristo, é um momento marcante, que transforma corações tímidos em testemunhas ousadas e dá continuidade à missão da Igreja no mundo. Línguas de fogo, vento impetuoso e vozes em diversos idiomas anunciaram: Deus agora habita em nós. O mesmo Espírito que guiou Jesus está disponível para todos que creem. Pentecostes não é apenas um evento do passado. É um convite presente. É o sopro de vida nova, é coragem em meio ao medo, é unidade em meio à diversidade. É a promessa cumprida!


Frei Franklin Matheus da Costa