“A esperança não decepciona”: Rezemos pelo Papa Francisco
19/02/2025

“E não só por isso, pois nos ufanamos também de nossas tribulações, sabendo que a tribulação gera constância, a constância leva a uma virtude provada e a virtude provada desabrocha em esperança. E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. (Rm 5,3-5)
Em um ano inspirador, no qual a Igreja convida todos os cristãos a viverem um Jubileu voltado ao amor a Deus e a todas às criaturas, a palavra “esperança” se destaca para nos levar a uma reflexão profunda do nosso futuro na Casa Comum e na forma como lidamos com o nosso senso de humanidade.
É justamente pela ótica da “esperança” que devemos olhar hoje para a condição de saúde do Papa Francisco. Desde a última sexta-feira, 14 de fevereiro, o Pontífice, de 88 anos, está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para tratar, a princípio, de uma bronquite, com consequentes dificuldades para respirar.
De acordo com os últimos boletins médicos, o Papa está com uma infecção polimicrobiana do trato respiratório, uma condição que ocorre – conforme a literatura médica – quando mais de um microrganismo (vírus, bactéria ou fungo) afeta o sistema respiratório.
Nesta terça-feira, 18, uma tomografia computadorizada do tórax indicou o aparecimento de uma pneumonia bilateral, o que passou a exigir um tratamento medicamentoso adicional.
Ainda ontem, conforme divulgado pelo site Vatican News, Francisco, cujas condições clínicas continuam complexas, passou por uma tomografia torácica de controle “prescrita pela equipe de saúde do Vaticano e pela equipe médica da Fundação Policlínica A. Gemelli, que mostrou o aparecimento de uma pneumonia bilateral”.
Diversas mensagens com votos de pronta recuperação foram enviadas ao Papa. Até mesmo as crianças internadas na Unidade de Oncologia Pediátrica do hospital Gemelli escreveram ao Pontífice e fizeram desenhos para o Santo Padre. De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, “de bom humor”, o Papa “agradece a proximidade que sente neste momento e pede, com coração agradecido, que se continue a rezar por ele”.
Na manhã desta quarta-feira, 19, o Vaticano informou que o Santo Padre passou a noite serenamente. “O Papa teve uma noite tranquila, acordou e tomou café da manhã”. Segunda a nota, Francisco se levantou e sentou-se em uma poltrona. Pelo que foi informado, o coração está bem.
Hoje a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, visitou o Papa Francisco no hospital e assegurou que ele estava “receptivo” e “não perdeu seu proverbial senso de humor”.
Diante desse momento de fragilidade do Papa Francisco, os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, voltam suas orações para a boa recuperação do Pontífice e convida toda Família Franciscana e o povo de Deus para se unirem em preces, sabendo que a esperança também conduz a nossa capacidade de acreditar que, mesmo nas tribulações da vida, Deus está presente.
Nas preces franciscanas pelos enfermos, os frades franciscanos pedem:
“Por nossos confrades enfermos, para que associando sua enfermidade à Paixão de Cristo, possam encontrar Nele seu conforto e em seus irmãos o amparo e cuidado de que necessitam, rezemos ao Senhor. Todos: Senhor escutai a nossa prece”.
Da mesma forma, rezemos para que o Papa Francisco restabeleça sua boa condição de saúde, fundamentados na convicção de que Cristo Crucificado é o caminho da salvação de todos os males.
Adriana Rabelo


