Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província celebra Primeira Profissão e Admissão de Noviços em Rodeio

14/01/2025

Notícias

No ano das celebrações dos 350 anos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, do “Jubileu da Esperança” da Igreja e do Centenário dos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, oito jovens darão continuidade a formação religiosa no seguimento de Jesus Cristo, fundamentados nos exemplos de São Francisco de Assis.

Neste dia 15 de janeiro, a Paróquia São Francisco, em Rodeio (SC), mais uma vez será testemunha da escolha de vida feita pelos frades, que atenderam ao chamado vocacional para seguir uma vida dedicada a Deus e ao Seu povo.

Serão dois momentos ao longo do dia.  Na Santa Missa das 9h, Frei Fabrício Andreosa Martins, Frei Jean Carlos da Rosa dos Santos, Frei Leonardo Haag e Frei Patryck Ribeiro da Silva Dutra, farão a Primeira Profissão Religiosa, após um ano de formação no Noviciado São José.

No final da tarde, às 18h, durante a Oração das Vésperas, Levy Allex Gomes Vitorino, Luciano Ferreira Leite, Luis Naldo Rodrigues da Conceição e Mateus Henrique Fuck, serão admitidos no Noviciado.

 

Primeira Profissão dos Noviços:  entrega e confirmação

Esse momento representa o comprometimento dos jovens frades com a vida voltada ao carisma de São Francisco de Assis, imitando sua humildade, simplicidade e amor a Deus e ao próximo.  A partir dessa confirmação, eles iniciarão uma nova fase da jornada, marcada pelo serviço, oração, fraternidade e dedicação à missão.

Os votos públicos de viver sem nada de próprio, em castidade e obediência, consagrando-se plenamente à vida religiosa na Ordem Franciscana é um passo decisivo na caminhada vocacional.

Especialmente essa celebração marcará a despedida de Frei Samuel Ferreira de Lima da missão assumida como mestre dos noviços nos períodos de 2010 a 2018 e depois de 2022 a 2024. Durante 10 anos, o frade acompanhou e conduziu a formação de 156 noviços, em Rodeio.

O motivo é justo e representa a ampliação da missão religiosa do frade que, no dia 25 de novembro de 2024, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo titular de “Nasbinca” e auxiliar na arquidiocese de Manaus (AM). Sua Ordenação Episcopal será no dia 4 de fevereiro, também em Rodeio.

“Creio que de alguma forma contribuí com a caminhada franciscana e da Província na formação de novos irmãos para viver e anunciar o nosso carisma para o mundo. Sinto-me realizado na vida de cada um deles, tanto os que são frades e os que deixaram a ordem e dão o seu contributo na sociedade”, afirmou.

De acordo com Frei Samuel, a primeira Profissão Religiosa é a inserção em um modo de Vida como Consagrado e, na prática, o nascimento do Frade Menor, que terá que, ao longo de sua vida, aprofundar, aprimorar, se conformar ao Cristo e continuamente buscar ser para Deus por meio do serviço aos irmãos vivendo em obediência, em castidade e sem nada de próprio, testemunhando o Evangelho com sua vida.

“Será o início de uma missão de, em cada dia, dar respostas concretas ao desafio de viver o Carisma Franciscano na vivência do Ser Frade Menor. São jovens dispostos a abraçar o processo com leveza, sinceridade e responsabilidade. Eles estão em um caminho de amadurecimento e encantamento pelo nosso modo de vida e a missão que assumimos no anúncio do Evangelho”, salientou Frei Samuel.

Segundo a Ordem dos Frades Menores, o tempo da profissão temporária é o “período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão”. Na Ordem Franciscana, os votos dos professos temporários são renovados anualmente até o momento da profissão solene.

Conheça um pouco mais sobre os frades:

 

Frei Fabrício Andreosa Martins: Nascido em 1983, na cidade de Petrópolis (RJ), tendo hoje 41 anos.

O frade encontrou-se no catolicismo atraído pelos relatos de amigos sobre a vida e obra de Irmã Dulce e Madre Teresa de Calcutá.  “A vida dos santos, a descoberta dos pais da Igreja e ensinamentos bíblicos que nos exortam à unidade da fé (Efésios 4), tudo isso foi me aproximando da Igreja Católica”.

Em sua caminhada, ainda na cidade serrana carioca, foi se aproximando da fé católica e sentiu o chamado para as vocações religiosas. Ele contou que seu padrinho de Crisma era da OFS, trabalhava da editora Vozes e falava muito de São Francisco de Assis. Foi assim que Frei Fabrício sentiu o desejo de conhecer a OFM. Por conta de questões de trabalho foi transferido para a cidade de Imbariê (RJ), onde conheceu Frei Gabriel Dellandrea, que o convidou para um encontro vocacional, em agosto de 2021. A experiência o cativou definitivamente à Ordem e, assim, seguiu para o aspirantado, o postulantado e, atualmente, está no noviciado.

“Sei que ainda me falta um bom pedaço para chegar ao ideal do Amor a que sou chamado, mas, como diz o Frei José Bertoldi: “Sozinhos NÃO conseguiremos”, pois “ninguém se humaniza sozinho, conforme salienta, Frei Thiago Soares”.

 

Frei Jean Carlos da Rosa dos Santos: Nascido em 28 de setembro de 1999, na cidade de Condói (PR), tendo hoje 25 anos.

Segundo ele, sua vocação aos 6 anos de idade, quando foi coroinha. “Toda vez que participava da missa e via o padre celebrando ficava me imaginado no lugar dele. O tempo foi passando e a vontade de ser como o padre crescia”.

Em 2013 conheceu Frei João Cordeiro, FMM, que apresentou ao jovem a história de São Francisco de Assis. Isso fez com que em 2011 entrasse para o seminário dos Frades Missionários Menores, em Toledo (PR), onde permaneceu até o Postulantado.

No ano de 2020 passou a participar dos encontros vocacionais da Fraternidade São Francisco, em Chopinzinho (PR). Após o estágio vocacional, ingressou, em 2022, no Aspirantado, em Ituporanga (SC) e, ao mesmo tempo participou das FAVs, em Concórdia (SC). Em 2023, ingressou no Postulantado, em Guaratinguetá (SP), passando para a etapa do Noviciado, em 2024, em Rodeio, vivendo seu ‘tempo de provação’. “Vim, olhei e fiquei, como diz aquela frase de São Francisco de Assis: ‘É isso que eu quero, é isso que procuro’. Aqui estou, respondendo o meu chamado”, disse o frade.

 

 

Frei Leonardo Haag: Nascido em 22 de julho de 2004, na cidade de Curitibanos (SC), tendo hoje 20 anos.

No meio rural onde cresceu e seus pais trabalhavam, o frade participava da Paróquia São Francisco Solano. Na cidade de Frei Rogério (SC), estudou até o segundo ano do ensino médio, e lá iniciou o acompanhamento vocacional, sendo acompanhado pelo Frei Marcelo Romani . Em 2023, ingressou no Aspirantado, em Ituporanga (SC), tendo como Mestre o Frei Marcos Prado dos Santos. No ano seguinte, em 2023, ingressou no Postulantado e seguiu para o Noviciado em 2024.

 

 

 

 

Frei Patryck Ribeiro da Silva Dutra: Nascido em dia 14 de janeiro de 2001, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), tendo hoje 23 anos.

Desde criança participou ativamente das atividades de sua paróquia, recebendo os sacramentos e engajando-se nas pastorais. Começou como coroinha aos 10 anos de idade e também atuou nas pastorais de batismo, familiar e ICJA (Iniciação Cristã de Jovens e Adultos). Seguindo o exemplo da avó, participou do Apostolado da Oração, onde cultivou a experiência de adoração ao Santíssimo.

Em 2016, após o sacramento da Crisma, despertou para a vocação religiosa. “Se Deus é criador e Pai de todas as coisas e entregou seu Filho por amor a nós, por que não entregar a vida que me deu em favor do Seu Reino?”.  No início da faculdade de História, em 2019, começou os encontros vocacionais com Frei Róger Brunório, no Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro (RJ). Dois anos depois, a partir dos encontros do SAV, decidiu dar continuidade ao chamado e responder à chama do amor de Cristo. Em 2022 foi para o Aspirantado, em Ituporanga, passou pelo Postulantado, no ano seguinte e, em 2024 , ingressou no Noviciado, onde seu pedido para professar os votos religiosos na obediência da Ordem dos Frades Menores foi acolhido pela Província.

Admissão dos Noviços:  aprofundamento nos estudos e encontro especial com Deus

A oração, o trabalho e o estudo são tarefas rotineiras no projeto de formação do tempo de Noviciado.

Neste dia 15, os 4 jovens (Levy, Luciano, Luis Naldo e Mateus) farão um “período de formação mais intensa” em Rodeio, tendo como objetivo “fazer com que os noviços conheçam e experimentem a forma de vida de São Francisco, impregnem mais profundamente a mente e o coração de seu espírito e, avaliando melhor o chamado do Senhor, comprovem seus propósitos e sua idoneidade” (Constituições Gerais da Ordem, art. 152).

Durante a admissão os noviços vestem o hábito franciscano, entregue pelas mãos do Ministro provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, e do mestre Frei João Francisco da Silva, que assume a missão de mestre no lugar de Frei Samuel. Este é considerado um dos momentos mais significativos do rito, pois ali mesmo eles passam a ser chamados de “Frei”. Este hábito é provisório durante o ano de Noviciado, já que o definitivo será entregue quando fizerem a Primeira Profissão, no término do “ano de provação”.

O desenvolvimento da vida em fraternidade durante o Noviciado é sempre o grande desafio para um Mestre de Noviços.

Conheça os novos noviços:

Levy Allex Gomes Vitorino: Nascido em 14 de abril de 2003, na cidade de Brejo Santo (CE), tendo hoje 21 anos.

Iniciou o processo na vida religiosa em Guaratinguetá (SP), no Seminário Frei Galvão, em 2024. “O postulantado, tempo do início do pedir, foi um momento de encontro, certamente. E encontro aqui no sentido mais amplo que esta palavra possa significar: revelando a mim, revelando aos outros e a Deus”.

Segundo o jovem, a expectativa para o noviciado é como já se mostra a própria palavra: ser novo, mas, novo a partir do antigo, da aspiração primeira, do pedido inicial. “Espero ser um noviço-postulante, com capacidade de pedir a Deus sempre, em todas as coisas: de novo, e de novo, e de novo — inacabado. Que seja novo, não por ser outro, mas por ser um aprofundamento, uma ampliação do que fui uma outra vez”.

 

 

Luciano Ferreira Leite: Nascido em 9 de abril de 1989, na cidade de Indaiatuba (SP), tendo hoje 35 anos.

Segundo ele, a vida religiosa começou em 2021, quando procurou pelos frades franciscanos para dar início ao acompanhamento vocacional. “A partir daí passei a “conviver” mais de perto com eles. Na companhia com os frades tive experiências emocionantes e divertidas. Conheci sua rotina e a OFM. Para o noviciado a expectativa é aprofunda-me mais na espiritualidade franciscana, com o que é decido e proposto por esta etapa do processo de formação”.

 

 

 

Luis Naldo Rodrigues da Conceição: Nascido em 27 de novembro de 2000, na cidade da Serra (ES), tendo hoje 24 anos.

O chamado para a vida vocacional de Luis Naldo começou na Festa da Penha, em Vila Velha (ES), mais especificamente na “romaria dos homens”. “Observando a alegria dos frades, sentir-me chamado também a viver essa alegria evangélica. Então decidi entrar em contato com SAV. Comecei participar dos encontros vocacionais em 2022 no convento da Penha e no ano seguinte ingressei no Aspirantado. Em 2024, foi o ano do Postulantado! Ano de anseios e decisões, marcado pela celebração dos “800 anos das Chagas”. Senti a marca dessa chaga vivendo intensamente meu “SIM” diário, a modo de São Francisco. Essa vivência intensa ainda não terminou, pois o frade é um “eterno”: vocacionado; aspirante; postulante; noviço, etc”.

O jovem disse estar muito animado, curioso e ansioso com o tempo do Noviciado. “Desejando ardentemente comer esta Páscoa com os meus irmãos” (São Lucas 22:15-16). Estou disponível e pronto para viver mais um ano de entrega! Desejo profundamente viver mais um ano reafirmando minha vontade de seguir o evangelho de Cristo a modo de São Francisco, reassumindo minha promessa batismal”.

 

Mateus Henrique Fuck: Nascido em 3 de maio de 1994, em na cidade de Angelina (SC), tendo hoje 30 anos.

O vocacionado disse que sempre sentiu o chamado de Deus para a vida religiosa, mas como a maioria dos jovens, procurou fora o que está dentro. “Depois de concluir a faculdade, em meio as crises, decidi fazer uma experiência vocacional. Nesse meio tempo os frades franciscanos entregaram a minha paróquia de origem aos cuidados dos padres diocesanos. Após um discernimento vocacional, no ano de 2022, optei por fazer essa experiência junto aos franciscanos, ingressando no Aspirantado no ano seguinte, na cidade de Ituporanga (SC) e posteriormente no Postulantado, em Guaratinguetá (SP). Esse início da caminhada religiosa tem me mostrado o quão belo é a vida franciscana na sua diversidade. Dessa forma, estou pronto para viver o ‘tempo da graça’, o Noviciado, tempo de conhecer e experimentar mais profundamente a forma de vida proposta por São Francisco de Assis, de continuar o discernimento e o aprofundamento na decisão de seguir a Jesus Cristo na Igreja e no mundo”.

Rezemos por esses nossos irmãos, para que possam viver plenamente o espírito franciscano, sempre fiéis ao seu chamado e à sua vocação, com sabedoria e amor.


Adriana  Rabelo