Primeira Missa de Frei Danilo é celebrada na Paróquia Santo Antônio, em Itapeva
25/11/2024
A Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio, em Itapeva (SP), recebeu, na manhã de domingo, 24 de novembro, os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil para, juntos, celebrarem a primeira missa de Frei Danilo Santos Oliveira.
Pontualmente, às 10h, todos os presentes e aqueles que acompanhavam a celebração via internet, pelo canal do YouTube e Facebook, foram acolhidos pelo Frei Gabriel Dellandrea, que convidou a todos para receberem a procissão de entrada.
O povo de Deus reunido, no dia da Solenidade de Cristo Rei do Universo, esteve unido ao frade para testemunhar um dos momentos marcantes da sua caminhada religiosa. Após a proclamação do Evangelho, Frei Danilo convidou Frei Leandro Costa Santos, seu amigo há mais de 20 e colega de seminário, para fazer a homilia, seguindo a tradição do momento.
Frei Leandro enfatizou a importância e a gratidão em fazer parte do momento e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de falar à comunidade e ao frade. “Bem, se ele se diz nervoso como neosacerdote, imagine eu, perante a comunidade fazer a pregação da primeira missa. Todos Danilo, se alegram por sua decisão. A igreja, os céus, na pessoa de seus pais já mencionados, seu Vicente e Dona Doracina, que fazem festa junto a Deus pelo seu filho. Os familiares, os amigos e as Irmãs Franciscanas de Siessen, que fazem parte de tua vida”.
Frei Leandro fez questão de mencionar todos aqueles que acompanham a história religiosa de Frei Danilo, bem como o vínculo de amizade e irmandade entre os dois. “O povo querido de Xaxim, que está aqui, se alegra contigo. Os itapevenses, que estão felizes com sua decisão. Antes de tudo, reconheço diante de vocês familiares, confrades amigos, o quanto é honroso dizer algumas palavras nas primícias desse meu irmão. Tenho apenas cinco anos de sacerdócio, e tenho plena consciência que não é meu exemplo que o motivou para tal escolha, mas sim, os nossos quase 20 anos de amizade. Frei Danilo e eu estivemos no seminário de Agudos (SP), no ano de 2006. A partir dali começamos uma história de amizade”.
O frade lembrou do lema escolhido pelo irmão para a ordenação, reforçando que este é o tema de vida do ministério dos sacerdotes. “Em geral meus irmãos e minhas irmãs, todo o candidato, todo o religioso, aquele que se coloca na missão de exercer as ordens sacras, escolhe como lema de vida baseado em um versículo bíblico. Frei Danilo, como escutamos ontem, escolheu como lema de sua vida sacerdotal: ‘Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância’. Ele visitou o Evangelho do apóstolo mais amado de Jesus Cristo e se apropriou deste versículo. Portanto, você que está aqui me escutando, você que celebra essa Eucaristia, dando graças pelo ministério do Danilo, todas às vezes que o encontrar deverá perguntar. ‘Frei Danilo você está caminhando como um sinal de vida, de vida em abundância segundo o seu ministério? ’ Com estas, ou outras palavras, pergunte ao Frei Danilo se ele está sendo um sinal de vida, segundo o ministério dele. ”
“Vida, Frei Danilo! Sua existência é marcada por este fato, pois você nasceu dentro de uma família numerosa, rica em vidas. Mas, não para por aí. Você, não satisfeito com sua família numerosa, passou a pertencer a outra família tão numerosa quanto a sua família biológica, a família Franciscana”, afirmou.
De acordo com Frei Leandro, o pastor diante de suas ovelhas é exemplo, a expressão do Cristo. “Você se apega à imagem do Bom Pastor. O Bom Pastor expõe a sua vida, se arrisca por causa das ovelhas, dá a sua própria vida. Aquele que é capaz de fazer de sua vida uma oferta. O pastor Frei Danilo, vai adiante das suas ovelhas e elas seguem atrás”.
O Definidor Provincial, Frei Gilson Kammer, falou em nome dos frades. “Na nossa vida, no nosso dia a dia pequenos gestos de bondade, de solidariedade, gestos bonitos a gente simplesmente diz: “Obrigado!”. E, neste dia, em nome de todos os frades, nós queremos dizer esse ‘obrigado’. Um pequeno e grande gesto de toda a nossa Diocese de Itapeva, mas especialmente da nossa Paróquia Santo Antônio, que acolheu os frades, as irmãs e a todos os missionários para a semana vocacional. Nesses pequenos gestos de acolhida, as famílias que colheram frades, esses missionários, também puderam receber a bênção de Deus diante desse grande acontecimento, não só na vida do Danilo, mas na vida de todos nós. Quero dizer aqui a cada irmão, a cada irmã, o nosso muito, muito obrigado pela acolhida e por tudo aquilo que cada um de nós, nesse dia ou nessa semana, pode fazer”.
O Definidor, encerrou sua fala recordando a vida, vida em abundância do lema escolhido pelo neosacerdote. “O lema que Frei Danilo escolheu para que a gente tenha vida e a vida em abundância, não é uma vida qualquer, não é. Tenho certeza que a partir dessa semana, especialmente da celebração de hoje, todos nós podemos olhar para a nossa vida de um jeito diferente, de um jeito ‘sim’, de forma que vamos querer levar a todas as pessoas, esta abundância. Abundância que aparece talvez na saudação que vocês, ou que todos nós, ao longo desta semana, fizemos. Saudação franciscana de ‘Paz e Bem!’. Que cada um de nós possamos ser esse missionário na nossa família, nas nossas comunidades, nas nossas paróquias. Assim podermos levar a todos os cantos essa mensagem da paz e do bem. Frei Danilo, que Deus possa continuar te abençoando muito por onde você estiver”.
Ao final da celebração, o pároco da Paróquia Santo Antônio, presbítero Igor Augusto Vanzeli, agradeceu aos frades, às Irmãs, aos frades, aos fiéis e a todos que ajudaram a preparar os momentos especiais.
Frei Danilo agradeceu a todos da Diocese de Itapeva, família, amigos, confrades, religiosas e aos paroquianos de Xaxim.
Texto: Camila Mendo- Fotos: Diogo Rossoni (Pascom Xaxim)