Província da Imaculada Conceição é representada em Congresso Internacional
29/10/2024
Nos dias 23 e 24 de outubro foi realizado na cidade de Palermo, capital da ilha italiana da Sicília, o I Congresso Internacional “Escravidão e santidade negra: 500 anos do nascimento de São Benedito, o mouro”. Dentre os diversos conferencistas convidados para o evento, esteve presente Frei Alvaci Mendes da Luz, da Universidade São Francisco (USF) que apresentou o tema: “Benedito, o mouro: uma estratégia catequética nos conventos franciscanos do Brasil (séculos XVII e XVIII)”.
O congresso foi organizado pelos docentes Giovanna Fiume e Giuseppe Dragota, ambos da Universidade de Palermo e teve o apoio da Província do Santíssimo Nome de Jesus, dos Frades Menores da Sicília. A professora Giovanna dedicou anos de suas pesquisas aos estudos sobre o filho de escravizados etíopes, cujos pais haviam sido trazidos à Sicília como escravos. Benedito de Palermo, como ficou conhecido, é um dos santos mais populares do Brasil e da América Latina. O professor Dragota, por sua vez, é um arquiteto que tem desenvolvido pesquisas sobre uma possível rota ou caminho de São Benedito, a ser implantado na Sicília, nos lugares por onde Benedito passou.
A abertura do evento foi na Sala Magna da Pontifícia Faculdade Teológica da Sicília, localizada no centro da cidade de Palermo. Neste dia, que contou com a presença do Ministro provincial dos franciscanos, do prefeito de Palermo e da Cônsul honorária do Brasil na Sicília, diversos foram os conferencistas que apresentaram suas pesquisas sobre a escravidão e a santidade negra, entre eles: Vito Impellizzeri, Giovanna Fiume, Salvatore Miracola, Sara Cabibbo, Lori de Lucia, Alvaci Mendes da Luz, Sônia Cristina Albuquerque Vieira e Vincenzo Abbate. A professora Sônia, antropóloga, é também brasileira e atua na Universidade Federal do Pará, em Belém.
No segundo dia, as atividades foram na na sala Magna do Palácio Steri, onde , na atualidade, está em atividade a Universidade dos Estudos de Palermo. Estiveram presentes para a abertura o reitor Magnífico da Universidade, o Dr. Massimo Midiri e o diretor do Departamento de Ciências Políticas e relações Internacionais Dr. Constantino Visconti. Os conferencistas deste dia foram: Massimo Naro, Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva, Rafael Castañeda García, Alessandra Di Maio, Laura Barreca, Igor Scalisi Palminteri, Giuseppe Dragota, Giuseppe Barbera, Giuliana Giallombardo e Antonio Cuccia. Dentre estes conferencistas esteve o professor Dário, também da Universidade Federal do Pará, com sede em Bragança/PA e o professor Rafael García da Universidade Nacional Autônoma do México, da Cidade do México.
Foram dois dias intensos de debates, estudos e apresentação de pesquisas sobre a abordagem ainda relevante no cenário europeu do Mediterrâneo: ontem a escravidão forçada que gerou figuras importantes da história como São Benedito, hoje a imigração sem precedentes e cada vez maior nesta região específica do globo, que gera debates acalorados no mundo político, social e religioso.
Por fim, deixamos aqui o nosso agradecimento especial à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e à Universidade São Francisco: reitoria, pró-reitores e mantenedora CNSP, pelo apoio e oportunidade de poder participar deste importante Congresso Internacional.
Frei Alvaci Mendes da Luz