Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento Santo Antônio celebra chuva de bênçãos na Solenidade de São Francisco

05/10/2024

Notícias

Os devotos cariocas do Padroeiro da Ecologia não tiveram dúvidas. Depois de uma seca prolongada, a chuva generosa que começou a cair no início da madrugada do dia 04 de outubro sobre o Rio de Janeiro era bênção de Deus por intercessão de São Francisco. No Convento Santo Antônio, festa para celebrar o Pai Espiritual do “Dono da Casa”. Às 10h, missa solene, presidida pelo Abade Emérito do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro (RJ), Dom José Palmeiro Mendes, que veio acompanhado por um grupo de beneditinos para celebrar São Francisco e recordar uma tradição que vem das origens do Movimento Franciscano.

Entre 1209 e 1210, em Assis, quando procurava um lugar simples para se estabelecer com seus primeiros irmãos, Francisco recebeu, do Abade do Mosteiro do Monte Subásio, em Assis, a pequena Capela de Santa Maria dos Anjos, a Porciúncula, conhecida como “Berço da Ordem Franciscana”. Como sinal de gratidão, cada ano, no dia de São Bento, Francisco levava um cesto de peixes para o Abade e a comunidade monástica e recebia, como retribuição, uma porção de azeite.Este gesto acompanhou a presença de franciscanos e beneditinos em vários lugares do mundo e, no Rio de Janeiro, foi retomado no último ano. “Com esta visita de vários monges retribuímos a visita de Frei Walter, guardião do Convento, e de vários frades, ao nosso Mosteiro, no Dia de São Bento (11/07). Assim se fortalecem os laços de amizade de nossas duas comunidades religiosas: as mais antigas do Rio de Janeiro”, destacou Dom José no início da celebração. Logo após contextualizar o fato, Dom José entregou ao guardião, Frei Walter Ferreira Junior, uma cesta de azeites, sob aplauso de todos os presentes.

Também participaram da Missa as Irmãs Clarissas do Mosteiro Santa Maria dos Anjos, da Gávea. Dada a importância da data, quase toda a comunidade deixou a clausura para vir celebrar a festa do “Seráfico Pai”. A celebração contou ainda com a presença de irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular (OFS), além de amigos e benfeitores do Convento. Na animação dos cantos, um coral de músicos profissionais constituído especialmente para a solenidade: “Coral dos Amigos de Santo Antônio”.

Na homilia, Dom José ressaltou a atualidade da mensagem de São Francisco para a Igreja e o mundo: “São Francisco é uma testemunha que o Senhor deu à Igreja para que possamos crescer na nossa fé, na nossa compreensão da vida cristã, na nossa intimidade com o Cristo. Desde o início de seu pontificado, nosso atual Papa enfatizou a relevância de São Francisco no mundo de hoje. São Francisco, escreveu ele, ‘foi um místico e peregrino que vivem em simplicidade, em maravilhosa harmonia com Deus, com os outros, com a natureza e consigo mesmo. Nele vemos até que ponto a preocupação com a natureza, a justiça para com os pobres, o compromisso com a sociedade e a paz interior são inseparáveis’”, enfatizou o Abade Emérito, citando o Papa Francisco.

Em nome de toda a Fraternidade,  Frei Walter agradeceu a todos os presentes e apresentou à comunidade o pequeno Francesco Antônio, de apenas quatro meses, filho do casal Gabriel e Ane Calixto, ela arquiteta e benfeitora do Convento. Ao final da celebração, foi dada a bênção solene com a relíquia de São Francisco.

Apesar da chuva, alguns fiéis chegaram a trazer animais de estimação para serem abençoados pelos frades. Na Igreja de São Francisco da Penitência, da Ordem Franciscana Secular, vizinha ao Convento, houve apresentação musical do Madrigal Cruz Lopes, com repertório sacro e franciscano e, às 15h, foi celebrada a missa. Neste ano de 2024, a Festa de São Francisco e o tríduo preparatório tiveram como tema “Francisco: homem feito oração, peregrino da esperança”, fazendo alusão ao Jubileu de 2025 convocado pela Igreja. E o dia de bênção permaneceu chuvoso.


Equipe de Comunicação Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca