Frades angolanos chegam ao Brasil para continuidade da formação
01/10/2024
A Ordem dos Frades Menores é um instituto religioso que já soma 800 anos de existência, formando uma história de escuta e resposta das intuições do Espírito de Deus iniciada por São Francisco de Assis e continuada por cada irmão que a ela se somou ao longo destes séculos. Ela se espalhou pelo mundo e hoje marca presença em 119 países, contando com mais de 12 mil frades que foram chamados e assumiram o propósito de testemunhar a fraternidade e minoridade onde quer que estiverem.
A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil é uma das dezenas de entidades que constituem a Ordem dos Frades Menores e, há 34 anos, se sentiu enviada a levar a Ordem às terras angolanas. Neste período, viu-se uma nova entidade nascer: a Fundação Franciscana da Imaculada Mãe de Deus de Angola, dependente da Província da Imaculada, mas com vigor vocacional florescente e próprio. Hoje, ela já conta com 11 frades angolanos que contribuem na animação da missão e do testemunho franciscano e mais de 80 frades que estão se preparando para assumir definitivamente a forma de vida franciscana e se dedicam ao estudo acadêmico da Filosofia e Teologia para qualificar sempre mais aquilo que terão a oferecer ao povo angolano.
É neste sentido que, na próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, que 8 frades angolanos chegarão ao Brasil para continuar sua permanente formação que se estenderá por toda a vida. Após meses de expectativa à espera da emissão dos vistos para entrada no país, a satisfação de poder recebê-los nas fraternidades para as quais foram transferidos é grande. Seis destes irmãos irão para a Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, de Petrópolis (RJ), onde se integrarão à fraternidade e se dedicarão aos estudos teológicos a partir do início do ano que vem. Logo abaixo são apresentadas maiores informações sobre eles:
Frei João Kahamba António vem ao Brasil para continuar sua formação inicial no Tempo de Profissão Temporária. Ele passará algumas semanas em Petrópolis, junto aos demais irmãos, depois fará um estágio na Fraternidade do Seminário Santo Antônio, de Agudos (SP). No início de 2025, retomará a formação específica para sua etapa formativa, na fraternidade que lhe for indicada.
E, por fim, temos Frei Afonso Katchekele Quissongo, frade que vem ao Brasil para fazer o curso de Mestrado em Direito Canônico, pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo. Ele integrará a Fraternidade São Francisco, de São Paulo (SP) e, além dos estudos, poderá contribuir com o atendimento conventual aos fiéis e devotos do Santuário São Francisco, do Largo São Francisco.
Que estes irmãos, sob as bênçãos de Seráfico Pai, se sintam acolhidos tanto pelas fraternidades brasileiras, quanto pelo povo com quem aprenderão a estabelecer os vínculos da Encarnação entre a doutrina apreendida nas salas de aula e a vida e experiência de fé dos irmãos e irmãs com quem conviverão e a quem servirão.
Frei Rodrigo da Silva Santos