Mutirão pela Democracia: importância da política como instrumento de renovação da sociedade
01/08/2024
A Revista Casa Comum e o Projeto “Encantar a Política” criaram juntos o curso “Mutirão pela Democracia – Eleições 2024”. As atividades começaram nesta quinta-feira (01/08) com uma roda de conversa.
Acompanhando esse movimento de conscientização, os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, em parceria com o “Encantar a Política”, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e outras entidades religiosas, estão promovendo encontros com palestras sobre “Fé e Política”.
Totalmente on-line, a formação tem como objetivo preparar organizações, movimentos, escolas, lideranças de pastorais e demais pessoas multiplicadoras interessadas em disseminar o conteúdo da 8ª edição da Revista Casa Comum e da “Trilha de Saberes”.
As Rodas de Conversa do Mutirão pela Democracia serão sempre às quintas-feiras do mês de agosto com duração de uma hora, das 19h às 20h. As próximas atividades serão nos dias 8, 15, 22 e 29 deste mês.
“Essa proposta formativa junto com a Revista Casa Comum é uma maneira de contribuir para o reencantamento da política e fortalecer as ações de mobilização local e comunitária para um novo jeito de ser e fazer”, comenta Daniel Seidel, um dos coordenadores do Projeto “Encantar a Política”.
Alex Bastos, da coordenação do curso, reforça o potencial não só do conteúdo da revista, mas também da formação. “Essa edição da revista traz uma oportunidade riquíssima de aprofundar a reflexão sobre a importância da política como instrumento de renovação da sociedade. Conhecer, refletir e se reencantar com a política é um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.”
Participe!
Faça sua inscrição no link abaixo. O prazo será encerrado no dia 8 de agosto.
O link da 1ª Roda de Conversa do Mutirão pela Democracia, realizada no dia 1 de agosto, já está disponível .
Acesse: https://www.youtube.com/live/mi_AdPfMUwI
Sobre o “Encantar Política”:
O projeto “Encantar a Política” é uma colaboração entre diversas organizações, inicialmente o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), o Centro Nacional Fé e Política Dom Helder Camara (CEFEP), o Movimento Nacional Fé e Política (MNFP), a Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CEPAST/CNBB) e o Núcleo Estudos Sociopolíticos (NESP/PUC Minas), em aliança com várias outras organizações com o propósito de promover uma compreensão mais profunda e ativa da política entre os membros da Igreja, em três eixos:
- Despertar consciência crítica do eleitorado à luz da Doutrina Social da Igreja (DSI);
- Proporcionar capacitação para candidaturas de perfil popular e coletivo;
- Atuar no período eleitoral: combatendo a corrupção eleitoral; apoiando e se engajando em candidaturas coerentes com o DSI e realizando a mobilização social pela democracia.
A grande inspiração para o projeto está nas encíclicas do Papa Francisco, como a Laudato Si’, Fratelli Tutti e A Alegria do Evangelho. O projeto visa aplicar os ensinamentos do Papa à realidade contemporânea. O objetivo central do projeto é capacitação para participação da política como expressão de caridade e amor social, fornecendo uma base sólida para aqueles que desejam se aprofundar no assunto.
Formações com o Encantar a Política
Em 2024, o projeto construiu aliança com a Revista Casa Comum n. 8, com o tema “Reencantar a política: pela mobilização das urnas e das ruas”, que é o nosso “Caderno de Formação Política para 2024”. Ela busca oferecer informações, histórias impactantes e contribuições significativas para compreender a democracia como um processo contínuo de construção baseado em justiça e igualdade.
Para isso, foram organizadas duas frentes de ações: o “Mutirão pela Democracia” (aliança entre a Revista Casa Comum e o Projeto “Encantar a Política”) e a formação à distância para multiplicadores(as) do conteúdo da revista, com o objetivo de alcançar um amplo público capacitado.
Frei Marx Rodrigues dos Reis e Adriana Rabelo
Fonte: https://cnlb.org.br/encantar-a-politica-mutirao-pela-democracia-e-a-formacao/