Segundo dia do Capítulo da FIMDA é marcado pela partilha das fraternidades
27/07/2024
Na sexta-feira, 26 de julho, dia de São Joaquim e Sant’Ana, os frades iniciaram logo cedo, às 7h, as atividades do Capítulo, com a oração das Laudes na capela da Fraternidade São Francisco de Assis, de Kilamba Kiaxi, província de Luanda.
O período da manhã foi dedicado à partilha das fraternidades, com uma uma dinâmica que favorece o fortalecimento da vida em fraternidade. Cada fraternidade teve 7 minutos para apresentar brevemente a vida e missão. Após cada apresentação, os participantes faziam um minuto de silêncio e, na sequência, tinham dois minutos para escrever os pontos positivos e negativos que observaram.
Em seguida, Frei Marco Antônio dos Santos, delegado para Formação e Estudos, fundamentado pelo tema do Capítulo: “Rever, Atualizar e Anunciar”, apresentou o documento da FIMDA com informações sobre todas as etapas da formação inicial. Após esse momento, Frei Ivair Bueno de Carvalho, presidente da FIMDA (Fundação Maria Imaculada de Angola), falou sobre os avanços e o amadurecimento institucional da Ordem dos Frades Menores, em Angola. Ao final, todos fizeram um momento de silêncio e reflexão para, assim, permitir que o espírito falasse sobre as luzes e sombras presentes na caminhada religiosa de todos.
Reflexões e orações
Na parte da tarde, os frades assistiram um vídeo publicado no site do Convento da Penha, em Vila Velha(ES/BR), em homenagem a Frei José Clemente Müller, falecido no último dia 24, na cidade do Rio de Janeiro (RJ/BR), e sepultado na sexta-feira (26), no Convento Santo Antônio (RJ).
Em seguida, Frei Santana Sebastião Cafunda, delegado para Evangelização, apresentou o relatório das ações evangelizadoras desenvolvidas pelas fraternidades, em Angola. Segundo ele, os trabalhos das fraternidades são intensos e muitas coisas estão sendo feitas. Mas, ao mesmo tempo, percebe-se que ainda existem grandes desafios a serem superados.
O frade apontou as dificuldades e avanços nas diferentes frentes evangelizadoras, e salientou a necessidade de as paróquias próximas trabalharem juntas no desenvolvimento de ações.
O delegado da Evangelização também sugeriu a criação de um impresso mensal para ser distribuído nas escolas, com o objetivo de levar informações sobre a FIMDA e fortalecer a catequese franciscana. O frade ainda destacou que o grande desafio para a fundação é a elaboração do plano de evangelização.
Ainda no período da tarde, Frei Laerte de Faria dos Santos, responsável pelo JPIC, falou sobre os avanços dessa frente de trabalho. Destacou o programa da Rádio Maria: Ecos Renascer, mas disse que precisa de mais frades para ajudar na emissora. Ele também mencionou as ações na cozinha comunitária no Kimbo São Francisco de Assis, no bairro de Palanca, na capital Luanda, e ressaltou os intensos trabalhos dos frades na região, além das parcerias com as congregações. Também valorizou a participação dos franciscanos nas comissões diocesanas, como a de Justiça e Paz.
Segundo Frei Laerte, um dos desafios é a realização do encontro JPIC nas fraternidades, ação que ainda não foi possível de ser realizada. Da mesma forma, de acordo com ele, ainda não foi realizado o encontro com os formadores.
O frade relatou que a FIMDA tem planos para realizar encontros com as escolas e centros comunitários sobre a consciência ecológica, em parceria com as congregações que trabalham com as questões relacionadas ao meio ambiente, nossa casa comum. A intenção é envolver mais a comunidade com o JPIC durante o Cântico das Criaturas, último momento das celebrações do Centenários Franciscanos. Ao final, ele relatou sua experiência na XXI Assembleia da CEJPIC, realizada na província de Huambo, Angola.
Frei Miguel Tchiteculo Tchindjombo Filipe, coordenador da Padaria São Benedito, na Fraternidade Seminário Monte Alverne, em Malange, falou da alegria, depois de um investimento da FIMDA. Segundo ele, o local apresentou grande crescimento.
No final do dia, Frei João Alberto Bunga, presidiu a Santa Missa das 18h. Em sua homilia destacou os ensinamentos que Maria recebeu dos pais São Joaquim e Sant’Ana, celebrados no dia. Ele relacionou a presença dessa santa família à importância da unidade para um trabalho fecundo de evangelização.
Administração dos bens
Após a celebração, Frei José Morais Cambolo, delegado do economato, falou dos avanços em relação ao INSS (Instituto Nacional de Segurança Social) para os funcionários e frades. O economato tem acompanhado os processos enviados.
Ele também destacou a elaboração das diretrizes para a administração dos bens da FIMDA. Frei José Cambolo, encerrou sua participação do dia apresentando a contabilidade do mês de junho de 2023 a junho de 2024 da fundação.
Texto e fotos: Frei Ermelindo Francisco Bambi, Frei Tomás Gaspar Joaquim e Frei Domingos Macuva Paulo