Frades da FIMDA celebram o Capítulo em Angola
27/07/2024
Com a Santa Missa em louvor ao Espírito Santo, teve início nesta quinta-feira (25), dia da Festa de São Tiago, o Capítulo da FIMDA (Fundação Franciscana Imaculada Mãe de Deus de Angola).
É um momento de graça no qual os frades têm a oportunidade refletir a partir do tema: “Rever, Atualizar, Anunciar: Chagados pelo amor; peregrinos da Esperança”.
O Capítulo celebrado na Fraternidade São Francisco de Assis, de Kilamba Kiaxi, Província de Luanda, está sendo presidido pelo Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil, acompanhado pelo Frei Robson Luiz Scudela, definidor. Também participam desse momento os frades de todas as fraternidades da Fundação.
Em sua homilia, o Ministro provincial apresentou, em linhas gerais, o que deveria ser o Capítulo, dizendo que é o Espirito Santo quem irá dirigir a todos nos próximos dias.
A metodologia sinodal está sendo a base da realização do Capítulo, a mesma adotada pelo Papa Francisco no Sínodo de 2023, em Roma, quando todos os presentes tiveram a oportunidade de participar e se envolver numa imersão fraterna, guiados pelo espírito.
Após a Santa Missa, foi servido um jantar, e os frades, em um clima festivo, manifestaram a alegria e o carinho do reencontro. Na sequência, todos se reuniram na capela conventual para prosseguir com os trabalhos.
Frei Paulo apresentou o relatório da Visita Canônica e, no final das atividades, a programação com os horários e as dinâmicas para os próximos dias. Os trabalhos foram encerrados com um momento devocional de súplica à mãe de Deus feita pelo Frei Ivair Bueno de Carvalho, presidente da FIMDA.
Importante ressaltar que o Capítulo acontece no mesmo período que a Visita Canônica do Ministro provincial, Frei Paulo, que, acompanhado pelo Frei Robson, passaram pelas cinco Fraternidades da Fundação.
Em seu relatório, frei Paulo apresentou as luzes e as sombras (aspectos positivos e negativos) daquilo tudo que observou, ouviu e partilhou nos lugares onde esteve, olhando com muita esperança para a Fundação, que caminha para se tornar uma Custódia.
Nessa contínua caminhada de preparação, em cada fraternidade foi realizado um Capítulo Local, com importantes conversas e reuniões com os Conselhos paroquiais.
Texto e fotos: Frei Ermelindo Francisco Bambi, Frei Tomás Gaspar Joaquim e Frei Domingos Macuva Paulo.