Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia São Luiz Gonzaga celebra o padroeiro

24/06/2024

Notícias

A Paróquia São Luiz Gonzaga, em Xaxim (SC), celebrou no último domingo (23), a Santa Missa da festa em honra ao seu padroeiro. As festividades começaram na terça-feira (18), com o Tríduo na Igreja Matriz,  seguindo na quarta e quinta-feira. Todos os dias com o breve histórico da vida do santo.

No dia 21 de junho, sexta-feira, dia de São Luiz Gonzaga, às 8h30, a Santa Missa solene foi presidida pelo pároco, Frei Gilson Kammer e concelebrada por Frei Jacir Antônio Zolet e o diácono Frei Danilo Santos Oliveira. À tarde, às 16h, foi realizado o 3º Arraiá de São Luiz Gonzaga no salão paroquial.

O Arraiá contou com a participação de pastorais, movimentos, comunidades, professores aposentados nas barraquinhas de venda de comidas típicas e bebidas. Apresentação da Catequese, Coroinhas, grupo de idosos, Apae, Ceaca, Casa da Cultura e o casamento caipira.

A Santa Missa do último domingo (23), foi celebrada às 10h. A Comunidade de Golfo São Roque trouxe a imagem de São Luiz Gonzaga para a igreja Matriz. A equipe de liturgia e cantos da Comunidade de Pilão de Pedra animou a celebração que também foi presidida pelo Frei Gilson, e concelebrada pelo Frei Jacir e Frei Danilo .

Frei Gilson acolheu a todos os presentes na igreja e virtualmente pelas mídias digitais da Paróquia, assim como aqueles que ouviam pela rádio local. Ele convidou a assembleia para voltar-se para o corredor central e receber a imagem de São Luiz Gonzaga. Ao som do hino do santo, a Comunidade de Golfo São Roque, entrou pelo corredor central com a imagem e seguiu até a frente do altar. O povo de Deus reunido na igreja acenava com os lenços brancos.

No início da celebração, a comentarista leu a história de São Luiz Gonzaga e, durante sua homilia, o pároco  destacou a vida do padroeiro, que ainda muito jovem decidiu seguir a caminhada religiosa. Por isso, é reconhecido como padroeiro dos jovens, seminaristas, e enfermos.

“Queridos irmãos e irmãs, estimadas comunidades aqui presentes, que hoje mostram a face também de nossa Paróquia, que é São Luiz Gonzaga. Quero também fazer um agradecimento, desde já, muito especial, à comunidade de Pilão de Pedra que nos ajuda a celebrar ainda melhor esse dia festivo. E a Liturgia da Palavra deste 12º Domingo do Tempo Comum, talvez seja uma experiência própria do que cada um de nós faz em nossas vidas. Especialmente o Evangelho, nos traz essa travessia, e do outro lado da margem,  está o Cristo e os discípulos. Hoje podemos enxergar como a nossa vida, na qual também enfrentamos obstáculos. É justamente essas ocasiões que fazem que fazem que tenha,os fé e busquemos a Deus”, disse o frade.

Segundo o presidente da celebração, a ação do Cristo se dá quando queremos estar perto Dele, com aquilo que desejamos viver. “Pela fé podemos vencer o medo, vencer a insegurança. E são esses pequenos momentos da nossa vida, talvez no silêncio, que podemos perceber a ação de tantos santos e santas da nossa devoção, e hoje ,especialmente, do nosso padroeiro São Luiz Gonzaga. Neste dia acompanhamos um breve relato sobre a  história do nosso padroeiro. Pequenos acontecimentos na sua vida promoveram grandes transformações. Nossa paróquia,  nossa Comunidade continua fazendo essa mesma travessia para outra margem, sempre tendo como modelo, como exemplo, tantos santos da nossa devoção. Eles mostram que não precisamos  alardear muito o que fazemos, mas  podemos concretizar no pouco que fazemos com qualidade. Assim, toda nossa vida ganhará um sentido novo”, afirmou frei Gilson.

No final da celebração, o sacerdote convidou os jovens e as crianças para irem à frente do altar, perto da imagem de São Luiz, e a assembleia presente estendeu as mãos para rezar a oração do padroeiro, pedindo a proteção e a bênção de São Luiz Gonzaga e Nossa Senhora da Saúde co-padroeira da paróquia.


Texto: Camila Mendo / Fotos: Pascom