Romaria do Terço dos homens encerra homenagens a Nossa Senhora da Penha
29/05/2024
O encontro foi organizado pela coordenação estadual do movimento que é um dos maiores do Regional Leste 3 da CNBB, representado por homens das 3 dioceses (Cachoeiro, Colatina e São Mateus) e a Arquidiocese de Vitória. Todas as etapas, desde as reuniões preparatórias, a divulgação, o encontro e depois a avaliação, tudo é realizado por uma equipe grande de coordenadores.
O tema e lema deste ano esteve em consonância com a Romaria Nacional realizada, em fevereiro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP): “Terço dos Homens: celebrar a Palavra de Deus na Casa da Mãe”- “Tua Palavra é luz do meu caminho” (Salmos 119)
Os romeiros foram acolhidos pelo Frei Jorge Lázaro, na entrada do convento, onde também foi feita a entrega da guarda provisória da Imagem da Virgem da Penha aos homens do terço, pois o evento também marcou o encerramento das atividades em celebração à santa padroeira do povo capixaba.
De lá a multidão de homens seguiu em procissão até a igreja de Nossa Senhora do Rosário, uma das mais antigas do Brasil, em atividade, para um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. O momento também foi parado por orações ao povo do Rio Grande do Sul.
O dia de intensas atividades foi encerrado com uma procissão pela ladeira principal do Convento da Penha, com a imagem da santa padroeira envolta pelo terço gigante, que sempre é carregado pelos devotos. Já no Campinho da Penha, todos acompanharam uma Santa Missa presidida por Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo da Diocese de Colatina-ES, e concelebrada por padres da Grande Vitória.
“Subimos ao monte para que, na companhia da Virgem Maria, aqui invocada como Senhora da Penha, pudéssemos hoje contemplar, meditar o mistério da Santíssima Trindade. Maria é ícone, é imagem do mistério. Ela é a filha predileta do Pai, ela é a Mãe do Filho de Deus, que se fez um de nós, o nosso Redentor. Ela é o sacrário do Espírito Santo, obra prima da criação, totalmente preparada para o mistério da nossa redenção. Inserida no mistério de Cristo e da igreja, hoje na companhia de Maria, nós queremos contemplar o Deus amor. Hoje é a festa do ‘Deus Amor’, porque nós cremos em um só Deus o Pai, do filho que nos deu o Espírito. Nesta solenidade da Santíssima Trindade, somos chamados com Maria, a nos alegrar com este Deus vitorioso, amoroso, que se revelou a nós como Pai, Filho e Espírito Santo”, destacou o bispo.
Ao final de sua fala, Dom Lauro afirmou: “nós somos embaixadores do amor de Deus. Nada de divisão! Nada de inimizade! Nada de polarização! Nada de intolerância! Nada de injustiça! Nada de egoísmo, mas comunhão, para ter perdão, para alegria. Nós não podemos perder a esperança, precisamos de comunhão, fraternidade, perdão, paz, alegria. Portanto, o verdadeiro devoto de Nossa Senhora é um embaixador do amor misericordioso de Deus para com todos. Maria é aquela que tem compaixão no segmento do Cristo e as suas manifestações na história sempre foram manifestações com paciência, solidariedade de ajudar as pessoas a se levantar, a entrarem num processo de conversão, de mudança de vida… Que ela interceda por nós”, disse Dom Lauro.
Frei Djalmo Fuck, Guardião do Convento, celebrou com alegria a presença de tantos devotos na Casa da Mãe. “Esta celebração, este encontro, de alguma forma também quer ser uma expressão de tudo aquilo que nós vivemos ao longo deste ano, na Festa da Penha e agora estamos encerrando neste mês de maio, com esta romaria ao Convento da Penha. Que vocês levem muita alegria para suas famílias, para suas comunidades. Para nós é uma alegria muito grande receber vocês todos e nos exercitarmos na oração tão importante que é o santo terço”, agradeceu o Guardião da Penha.
Cristian Oliveira- Convento da Penha