Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Luau reúne cerca de 400 jovens no Santuário Frei Galvão

20/05/2024

Notícias

No primeiro evento voltado para a juventude, o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), reuniu cerca de 400 jovens da Arquidiocese de Aparecida. Com o tema: “Marcados pelo amor”, todos foram convidados para uma experiência de fé, a partir da proposta do carisma franciscano que celebra os 800 anos das chagas de São Francisco de Assis.
O Luau teve início na Alameda Frei Galvão. Aos pés da grande imagem do primeiro santo brasileiro que fica próxima da igreja. O espaço é um dos atrativos turísticos de visitação.
Nas vésperas de Pentecostes, dia 18, o Santuário acolheu 400 jovens no seu Primeiro Luau. Esse foi o primeiro evento voltado para os jovens, promovido no Santuário desde a chegada dos franciscanos. Com tudo que puderam organizar: enfeites, estrutura de som, iluminação, fogueira entre outras coisas, nada superou a lua radiante que presidia a noite.
Os jovens que organizaram essa atividade definem-se como “jovens franciscanos”. Esse identidade é algo já amadurecido entre eles, dado a participação e envolvimento no Santuário Frei Galvão, a comunidade que eles admitem pertencerem e atuarem pastoralmente. Como tema, escolheram uma frase inspirada no jubileu dos 800 anos da impressão das chagas em São Francisco: “Marcados pelo amor”.
No ano de 1224, no monte Alverne (Assis, Itália), São Francisco de Assis recebeu os sinais da Paixão de Jesus Cristo. Pés, mãos e lado, portaram as marcas dos cravos e da lança feitos no Filho de Deus. Tanto desejou que o Senhor lhe concedeu.
Segundo José Augusto Rangel, um dos organizadores, o início do projeto tinha como meta atingir cerca de 80 a 100 jovens. Mas ao longo das inscrições o número passou de forma surpreendente. No dia 15 de maio, ao serem encerradas as inscrições pela internet, o número foi superadom mais do que foi esperado. Fizeram suas inscrições 350 jovens, entre 15 e 40 anos. Mesmo assim, conscientes que não se poderia fechar as portas, às 19h a Alameda acolhia mais algumas dezenas de jovens que se juntariam aos 350 previamente inscritos. Por fim, 400 jovens viveram uma noite incrível.
Os jovens, Karen Castro, Rhayany Reis e Cleiton Ramos, idealizaram o evento baseados nas experiências que eles próprios experimentaram em alguns territórios da Província Franciscana. No ano de 2023 estes e outros jovens participaram de duas atividades promovidas pelo Serviço de Animação Vocacional da província. A primeira atividade foi a Caminhada Franciscana da Juventude, em Vila Velha (ES). A segunda, as Missões Franciscanas da Juventude, na cidade de Pato Branco (PR).
Tendo experimentado, e satisfeitos por tamanha vivência, eles resolveram partilharam com os jovens presentes no luau essa experiência. A partilha aconteceu mediante um “Franciscano Cast”. Um bate papo onde eles mesmos confessaram a grandeza deste envolvimento com o carisma do santo de Assis, voltado para os jovens.
A noite foi marcada por reflexões, cantos, louvores, orações, adoração eucarística e convívio. O maior acento nas reflexões foi “o caminhar junto de Jesus Cristo e viver suas marcas”. As marcas que o Amor a Jesus Cristo causou em Francisco. Como foi o trajeto de São Francisco e Frei Galvão, homens marcados pelo Amor. Tudo isso para convergir num único ponto: o que marca a vida do jovem lançado neste mundo cheio de dilemas próprios da sua vida e caminhada de fé. Para a ilustração da caminhada dos jovens em nossos dias, foi realizada a “Via Sacra da vida dos jovens”. Nesse caminho foram encenados momentos possíveis da vida deles. Tais como: Desunião e distância. Indiferença familiar. Descrença religiosa. Vícios. Auto mutilação. Julgamento. E no final dessa “via sacra dos jovens”, a paixão de Jesus e sua mãe.
O momento final do luau foi a adoração ao Santíssimo Sacramento. Tocados por tudo aquilo que refletiram, prestaram o louvor e adoração a Jesus Cristo Sacramentado. O momento foi tomado por um encontro pessoal emocionante e tocante.
Já no final de tudo, Frei Diego (reitor), ainda fez o convite para os eventos que a Província promove para os jovens. Ou seja, fazer com que mais e mais jovens descubram a partir da espiritualidade franciscana, uma forma de viver na Igreja.
O objetivo do luau foi apresentar um o carisma franciscano como resposta à vida cristã dos jovens. O caminho feito por São Francisco, homem chagado por Jesus Cristo e Frei Galvão, santo moldado pelo caminho do anúncio da misericórdia, da paz e da caridade, são eloquentes e dizem muito para os jovens em nossos dias.

Texto: Frei Leandro Costa Santos