Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Projetos franciscanos recebem visita do presidente da MZF

26/03/2024

Notícias

“ O centro da espiritualidade franciscana é o encontro das pessoas, o caminhar juntos”.  Desta forma, Frei Matthias Maier (OFM), presidente da Missionszentrale der Franziskaner (MZF), evidenciou seu entusiasmo diante das experiências vividas no Brasil, durante sua visita entre os meses de fevereiro e março deste ano. 

Durante 24 dias, o principal representante da entidade internacional que financia e apoia mais de oitocentas ações espalhadas pelo mundo, esteve em diferentes projetos sociais e conheceu as duras realidades vividas por populações em situação de vulnerabilidade social. “ A MZF foi criada na Alemanha para atender o Brasil, mas depois expandiu para o mundo. Como presidente não conhecia a realidade brasileira, por isso, acredito que foi uma boa hora para estar aqui”, justificou o frade.

Frei Matthias chegou ao país no dia 12 de fevereiro e, desde então, sua caminhada foi acompanhada pelo Frei Estêvão Ottenbreit, atualmente capelão do Mosteiro da Luz, em São Paulo, além responsável por outras funções assumidas na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Segundo ele, no Brasil são atendidos pela entidade, cerca de 100 projetos ao ano.

No Amazonas, o frade acompanhou as atividades do Barco Hospital Papa Francisco e de outras embarcações que também prestam atendimento de saúde à comunidade. Ele explicou que a MZF está empenhada na conclusão dos barcos e no financiamento dos remédios. “ Não adianta diagnosticar a doença, não adianta iniciar um tratamento se o povo não consegue levar remédio para casa”, afirmou.  

As mudanças climáticas também chamaram a atenção de Frei Matthias. “ Vimos no Amazonas, o terceiro Barco Hospital parado no estaleiro. A água ainda não atingiu o nível suficiente para que a embarcação consiga flutuar. Há uma grande responsabilidade de todos diante desse cenário, pois, conforme disse Papa Francisco, ‘ a casa comum é de todos’ ”.

 Na região sudeste visitou outros espaços que recebem recursos internacionais. Foi à Casa do Cirineu na Providência de Deus, em São José do Rio Preto (SP). Na cidade do Rio de Janeiro e na capital paulista, passou pelo Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras). “ Agradeço muito o empenho e tudo que é realizado. O que chamou minha atenção foi a proximidade com as pessoas, a simplicidade das estruturas e a preocupação que vai ao encontro de outras necessidades, além do prato de comida”, observou. O frade ainda acrescentou que o trabalho do Sefras colabora para que “certas estruturas que oprimem o homem sejam modificadas”. 

O presidente da Missionszentrale der Franziskaner, destacou a grande vontade e dedicação da família franciscana nos projetos visitados, e mencionou como desafio do grupo a capacidade de ter visões dos contextos que precisam da caridade e, assim, caminhar juntos para realizar suas ações.  Frei Matthias retornou à Alemanha no dia 6 de março.

O que é a  Missionszentrale der Franziskaner (MZF)?

Uma associação com sede em Bonn-Bad Godesberg, na Alemanha, criada em 1969. A entidade abrange todos os países centro-europeus: Alemanha, França, Países Baixos, Bélgica, Suíça, Áustria, Hungria e Romênia, que formam uma Conferência franciscana (OFM), conhecida na Ordem como COTAF (Conferência Franciscana Transalpina). O objetivo é promover a caridade, a partir do desenvolvimento de projetos humanitários, sociais, pastorais. Atua também na área da educação, informação e direitos humanos.

A Missionszentrale der Franziskaner está presente com ações na África, Ásia, Oceania, América Latina, Europa, Brasil e outros países da América Latina. Os princípios da MZF são fundamentados em São Francisco de Assis, com opção pelos pobres e pela proteção do meio ambiente.


Adriana Rabelo Rodrigues