Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Três noviços fazem a Primeira Profissão em Angola

24/07/2023

Notícias

Quibala (Angola) – A Ordem dos Frades Menores, a Província da Imaculada Conceição do Brasil e a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), neste  XVI Domingo do Tempo Comum (23/07), rejubila-se porque três jovens frades escolheram seguir a Cristo mais de perto, mediante a prática dos conselhos evangélicos – obediência, castidade e sem nada de próprio – nos passos do Seráfico Pai São Francisco de Assis. Com o espírito agradecido, damos graças a Deus, misericordioso e bom, pela Primeira Profissão religiosa dos noviços Frei João da Costa, Frei João Kahamba António e Frei Toríbio da Cruz Wauya Dumbo.

A celebração foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, e concelebraram Frei Robson Luiz Scudela, o Definidor Provincial; e Frei Mário Pelu, guardião da Fraternidade Franciscana Santo Antônio. Presente o presidente da FIMDA, Frei Ivair Bueno de Carvalho; o Definidor Provincial e Secretário da Formação e Estudos, Frei Marcos Antonio de Andrade; frades da das Fraternidade do Palanca e Viana, além dos familiares de Frei Toríbio, as Irmãs Filhas da Caridade (Vicentinas), as Irmãs Franciscanas da Visitação, a Juventude Franciscana e povo de Deus.

A Celebração Eucarística aconteceu na capela do Noviciado São José, na Fraternidade Santo Antônio, em Quibala, às 10h.

Depois da Liturgia da Palavra, cada noviço foi chamado pelo Mestre Frei Marco Antonio dos Santos, para se apresentar ao Ministro Provincial e fazer o pedido de profissão. Então, Frei Paulo acolheu os pedidos.

(toque nas imagens para ampliá-las)

O Ministro Provincial  dirigiu-se a eles perguntando o que pediam a Deus e à Santa Igreja. Eles responderam que queriam a misericórdia de Deus e a graça de servi-Lo na Fraternidade da Ordem dos Frades Menores, dando graças a Deus, depois de terem o conhecimento da Regra e serem submetidos a um tempo de provação. E eles foram acolhidos pelo Ministro Provincial para fazerem parte desta Família Franciscana.

Durante a homilia, Frei Paulo dirigiu-se a todos nas seguintes palavras: “Quisera saudar mais uma vez, Frei Ivair, que é o presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, e na pessoa do Ivair saudar todos os frades que aqui desenvolvem o seu ministério apostólico, que aqui se dispõem a testemunhar o Evangelho. Nós temos freis aqui em Quibala, Malange, Viana e Palanca( kilamba kiaxi), na grande Luanda. Estamos presentes aqui em Angola e no Brasil. Nós somos a Província Franciscana da Imaculada Conceição presente nestes lugares. Congregamos pessoas com o desejo de testemunhar o Evangelho”, disse o Ministro Provincial.

“Agradeço também a esta Fraternidade que, durante um ano, acompanhou estes jovens que hoje fazem os seus votos. Muito obrigado à Fundação, muito obrigado a está Fraternidade, muito obrigado ao testemunho de tantos frades”, acrescentou Frei Paulo.

“Saúdo também, com muito carinho, os pais do Frei Toríbio, e ao saudá-los saúdo também os familiares dos João’s (João da Costa e João Kahamba). Aos pais do Toríbio, uma salva de palmas e nossa gratidão, e dividam esta gratidão com os familiares do João Kahama e do João da Costa. Muito obrigado pela decisão familiar, por terem semeado no coração destes jovens o desejo de conhecer a Deus e servir ao Evangelho. Também agradeço a todos que aqui estão: as Irmãs consagradas e religiosas que partilham o mesmo desejo de testemunhar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Obrigado a todas as crianças, adolescentes e jovens que vêm rezar conosco nesta casa de iniciação religiosa, muito obrigado”, enfatizou.

(toque nas imagens para ampliá-las)

Referindo-se ao Evangelho do dia, chamou a atenção. “É preciso que a gente esteja atento a esta mudança, esta transformação que Jesus fala às multidões. E fala às multidões em parábolas, e certamente as palavras de Jesus geram encanto, geram conforto e geram satisfação, afinal de contas as palavras do Senhor nos estimulam a continuar a viver, nos estimulam a continuar a semear, a vencer os desafios do dia a dia. As palavras de Jesus tornam-se vigor, alento e vida para todos nós”, completou.


Equipe de Comunicação da FIMDA