Postulantes de Angola fazem experiência do “beijo do leproso” na Fazenda da Esperança
29/03/2023
“Foi o Senhor que me conduziu no meio deles, e eu usei de misericórdia para com eles” (Test 2)
Nos meses de fevereiro e março de 2023, os postulantes da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola da Ordem Frades Menores fizeram a experiência do “beijo do leproso”, durante 30 dias, na Fazenda da Esperança. A mesma está localizada na Província do Huambo, há 610 km de Luanda, a capital do país.
A Fazenda da Esperança, fusão do carisma Franciscano e focolarino, é uma instituição da Igreja que colhe adolescentes, jovens e adultos que são toxicodependentes e outros vícios. Os postulantes, durante a experiência, partilharam a vida com os irmãos que se encontram em recuperação. E, na medida do possível, se encaixaram no tripé da Fazenda: Convivência, trabalho e espiritualidade.
Apesar de algumas dificuldades emocionais de lidar com essa realidade, tendo em conta a realidade em que muitos fazendeiros viveram, os postulantes, no encontro com os irmãos marginalizados pela sociedade, deixaram-se “beijar por eles”. E perceberam que não estavam apenas indo ao encontro do leproso, mas procuravam curar o leproso que estava dentro de cada um. Essa experiência pode ser extremamente desconfortável, apesar disso, puderam realizar todas tarefas conforme o espírito os inspirava a fazê-las por amor a Deus e aos irmãos. Uma experiência que ficou cravada na vida e nos corações dos postulantes. Contudo, o próprio Francisco diria que, “por iniciativa do Senhor, operou-se em mim uma transformação. Então, aquilo que antes me parecia amargo, transformou-se para mim em doçura de alma e de corpo” (Test 1,3).
Os postulantes, além de outros serviços, ajudaram nos momentos celebrativos, sobretudo na Reflexão da Palavra de Deus. Eles também serviram de ouvidos para os irmãos que quiseram partilhar as suas histórias. Foram muitas histórias. Em um mesmo lugar, teve-se a oportunidade conviver com pessoas que vieram de todas as partes deste grande país. Encontra-se na fazenda pessoas de vários extratos sociais: juristas, advogados, professores universitários, comerciantes, frades, enfim, uma pluralidade de pessoas. Com isso, aprendeu-se que todo ser humano, caso não se cuide, está susceptível a cair.
Os postulantes manifestam gratidão à Fundação Imaculada mãe de Deus de Angola e ao mestre da etapa, Frei Jefferson Max Nunes Maciel, por todo apoio. Estende também os agradecimentos aos irmãos da Fazenda, que tudo fizeram para que a experiência se tornasse uma realidade. Todos os postulantes sentem-se profundamente transformados depois dessa experiência.
Nascimento Hebo & Emanuel Bongo, postulantes