Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia histórico em Angola: oito jovens frades fazem a Profissão Solene nas mãos do Ministro Geral

08/12/2022

Notícias

 

 Luanda (Angola) – Um dia histórico para a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. Na manhã deste dia 8 de dezembro de 2022, às 10h, no Kimbu São Francisco de Assis, no Palanca (município de Kilamba Kiaxi), a solenidade da Imaculada Conceição de Maria ficou mais bela com o ‘sim’ definitivo de oito jovens frades, que fizeram a profissão solene nas mãos do Ministro geral, Frei Massimo Fusarelli. São eles: Frei Alberto Capingala Martinho Sambei, Frei António da Silva Manuel, Frei Daniel Kahuvi Tchitumba Tchikeva, Frei Domingos Kakanda Soma, Frei Domingos Makuva Paulo, Frei Evaristo Seque Joaquim, Frei Pedro Domingos Caiungue Mugiba e Frei Silvério Munga Canjonde.

Sob a ameaça de chuva, a Celebração começou vibrante, e a afluência do povo de Deus ao Kimbu não desapontou, como sempre às quintas-feiras, surpreendeu. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Ministro Geral Frei Massimom e concelebrada, por Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial; Frei Vitor Quematcha (Definidor Geral pela África); Frei César Külkamp (Definidor Geral pela América Latina), sem contar outros tantos confrades que vieram rezar e agradecer a Deus por tão precioso dom que ele nos concedeu no dia de hoje, como disse o presidente da FIMDA, Frei Ivair Bueno de Carvalho.

Na homilia, Frei Massimo lembrou que nas Sagradas Escrituras toda concepção assinala uma passagem daquela história de Deus que se entrelaça com aquela humana e que nenhum fracasso pode bloquear. “Sempre ressoa para nós a voz de Deus: ‘O que você fez?’ e ‘Onde você está?’. Hoje,  esta palavra é-vos dirigida, queridos irmãos, que estão prestes a dizer o vosso sim definitivo a Deus perante a Igreja e a nossa fraternidade. Durante estes anos de formação, ouviram esta voz e espero que o vosso encontro pessoal com o Senhor tenha sido o centro das vossas vidas. Se vive hoje a sua profissão com alegria, é porque houve este encontro. Hoje o Senhor continua a perguntar a cada um de vós: ‘Onde estais vós?'”, disse o Ministro Geral.

E continuou: “Podemos traduzir: ‘a quem pertence’? E: ‘o que é que realmente queres’? Qual é o centro da minha vida? Hoje consagrai-vos totalmente a Deus e assim dizeis perante todos os vossos irmãos e irmãs que Ele é o coração da vossa vida. Por favor, alimentem esta realidade através da oração com a leitura do Evangelho, da vida sacramental, da comunhão fraterna. O centro da vida dos Frades Menores é a amizade pessoal com o Senhor Jesus e o vínculo que nasce entre nós a partir daí. Não o esqueça, alimente-o, deixe-o ajudá-lo quando a sua relação com o Senhor se desvanecer”, exortou.

Chegada a hora do pedido da intercessão dos santos que nos antecederam no caminho do Evangelho, os oito confrades prostraram-se no chão enquanto toda a Fraternidade e a Comunidade Local entoaram a Ladainha de Todos os Santos. Em seguida, os confrades fizeram, um a um, nas mãos de Frei Massimo, a sua Profissão Solene, sendo acolhida, em seguida, pelo Ministro Geral, e, logo após, foi feita a Oração de Bênção da Consagração Religiosa.

A Celebração continuou com o abraço de toda a Fraternidade ali presente. A Liturgia Eucarística se iniciou com a procissão dos dons, pão e vinho, e das fórmulas de profissão escritas à próprio punho pelos oito confrades, já agora, professos solenes. Em seguida, veio a Tambula, momento bonito de oferecimento a Deus dos trabalhos da Comunidade e de todos que vieram ali bendizer a Deus pela vida desses nossos irmãos. Diversos produtos foram ofertados, sinal da gratuidade que devemos exercitar em nossa vida cristã.

  (toque nas imagens acima para ampliá-las)

A Celebração encerrou pelas 13h30 sob um céu que tinha ameaçado chuva, mas que só derramou após a despedida da Celebração. Mas nesse momento, ocorreu no pátio interno do Convento São Francisco de Assis, do Palanca, um almoço festivo no qual tomaram parte diversos familiares e religiosos presentes e que puderam confraternizar com os neoprofessos o momento mais importante de suas vidas na Ordem dos Frades Menores. Deus seja louvado!

ÍNTEGRA DA HOMILIA DO MINISTRO GERAL

 Profissão Solene em Luanda, na Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, Rainha e Padroeira da Ordem dos Frades Menores

Caros irmãos,

é com grande alegria que celebro a festa da Imaculada, Padroeira de toda a nossa Ordem e desta nossa presença em Angola, na companhia de vocês, e nesta terra. É um dom maravilhoso e agradeço ao Senhor por isso! Juntos clamemos: Vem, Senhor Jesus! 

Vamos repeti-lo com força neste dia, no coração do tempo do Advento.

Celebramos, com efeito, a concepção de Maria enquanto esperamos a vinda do Senhor.

Nas Sagradas Escrituras toda concepção assinala uma passagem daquela história de Deus que se entrelaça com aquela humana e que nenhum fracasso pode bloquear. Sempre ressoa para nós a voz de Deus: “O que você fez? ” e “Onde você está?”

Hoje esta palavra é-vos dirigida, queridos irmãos, que estão prestes a dizer o vosso sim definitivo a Deus perante a Igreja e a nossa fraternidade.

Durante estes anos de formação, ouviram esta voz e espero que o vosso encontro pessoal com o Senhor tenha sido o centro das vossas vidas. Se vive hoje a sua profissão com alegria, é porque houve este encontro. Hoje o Senhor continua a perguntar a cada um de vós: “Onde estais vós?

Podemos traduzir: “a quem pertence”? E: “o que é que realmente queres”? Qual é o centro da minha vida? Hoje consagrai-vos totalmente a Deus e assim dizeis perante todos os vossos irmãos e irmãs que Ele é o coração da vossa vida. Por favor, alimentem esta realidade através da oração com a leitura do Evangelho, da vida sacramental, da comunhão fraterna. O centro da vida dos Frades Menores é a amizade pessoal com o Senhor Jesus e o vínculo que nasce entre nós a partir daí. Não o esqueça, alimente-o, deixe-o ajudá-lo quando a sua relação com o Senhor se desvanecer.

Maria de Nazaré é para nós o modelo desta relação com o Senhor e do “sim” a Ele.

Nesta celebração ressoa hoje o vosso “sim”, amados irmãos e irmãs, que fazem parte deste diálogo que Deus estabeleceu desde o início com a criação e com o ser humano, um diálogo que nada poderia interromper.

Nesse início está toda a nossa vida.

No caminho destes anos, acredito que vocês experimentaram exatamente isso. Se ao início da vida religiosa parece que sabemos tudo aquilo que temos de pensar e fazer, depois aprendemos a acolher aquele mistério que nos supera e nos conduz além de nós mesmos.

Isso pede que deixemos amadurecer em nós a confiança e a serenidade de Maria, Virgem feita Igreja.

Isso porque descobrimos que no centro não estamos nós, com os nossos esforços e projetos, mas sim Ele, com o dom de sua graça que nos atrai, formando em nós os traços do Filho amado.

São Francisco o sabia bem: aos seus frades, com efeito, pede simplesmente que outra coisa não deseje a não ser ter o Espírito do Senhor e o seu santo modo de operar, deixando que seja Ele a guiar a nossa vida.

Eis o coração da nossa vida de frades menores: viver sem nada de próprio, para reconhecer que tudo é dom, e restituí-lo ao Senhor com uma vida humilde e alegre.

Este é o sentido profundo da obediência que professam: vocês se colocam nas mãos de um outro. Este é o dom da castidade: vocês pedem para ser livres para amar.

Não é fácil, hoje, compreender esses votos. É preciso fazê-los visíveis com a nossa vida; e vocês são especialmente chamados a viver a vida franciscana pela cultura de vocês, neste país tão bonito, e a fim de que o evangelho de Jesus seja anunciado aqui e no mundo inteiro.

Desejo que vocês não deixem se apagar a voz do Senhor que busca cada um de nós, mas a acolham todos os dias no caminho que hoje vocês iniciam.

Tudo isso vivemos no dom dos irmãos, com os quais somos chamados a viver a nossa relação com Deus, conosco mesmos e com os outros. Eis a fraternidade, tão rica também para a África, para Angola!

Sei que sentis muita responsabilidade pela escolha que fazeis hoje: para convosco próprios e para a vocação que recebestes, para com a Igreja, o Povo de Deus, e para com a nossa Fraternidade. É responsabilidade de sermos bons construtores da nossa fraternidade em missão neste país.

A Virgem Imaculada acompanhe vocês neste “sim” de vocês; sintam no caminho a sua presença constante, belo sinal da ternura Pai. O Espírito Santo, que agiu em Maria com força criadora, plasme a vida de vocês, fazendo-a um sinal do Cristo crucificado e ressuscitado no meio das pessoas que vocês encontrarão. Nada mais. Isso basta.

O Deus da vida faça com que a vida de vocês se propague no bem e isso lhes basta, com a bênção de São Francisco.

Frei Massimo Fusarelli, OFM
Ministro Geral


Frei Tomás Gaspar Joaquim