Imbariê: Paróquia Santa Clara celebra o Espírito de Assis
28/10/2022
Todos os anos, a Paróquia Santa Clara de Assis celebra o Espírito de Assis, em comunhão com algumas das muitas expressões religiosas presentes na Baixada Fluminense. Fizeram-se presentes na noite de ontem, 27 de outubro, 7 diferentes denominações religiosas, algumas delas já tradicionalmente entre nós, todos os anos, outras compareceram pela primeira vez, como foi o caso dos irmãos budistas.
Dentre os representantes das denominações religiosas celebram o Espírito de Assis estavam a Mãe Conceição de Lissá, Mãe Marily, Ogã, Wagner e Damiana Moura, Candomblé, Regina Célia, Espírita, Padre José Gabriel Luiz, ortodoxo, Dilso, Edna e Maicon, budistas, Pai Roberto Almeida, umbanda, candomblé, diácono Alex Carvalho, Evangélico, Joaquim Figueira, kardecista.
A temática do encontro desse ano foi ‘O direito à liberdade religiosa e a cultura da paz’. Após a acolhida a todos, leu-se o artigo da Constituição Federal sobre o direito à liberdade religiosa. Em linhas gerais, o encontro inter-religioso foi intercalado por cantos próprios de cada denominação religiosa, testemunhos sobre os desafios e as alegrias de cada religião presente, dinâmica a partir de manchetes de jornais sobre perseguição religiosa no Brasil.
Os depoimentos de cada liderança religiosa foi, certamente, o momento que mais mexeu com a emoção de todos os que estavam presentes. Maria da Conceição, candomblecista, relatou com o coração apertado os vários ataques sofridos no terreiro em Taquara, Duque de Caxias. Alex, da Igreja Evangélica Ágape, pediu perdão a todos pelo pecado da intolerância religiosa praticada por alguns grupos evangélicos.
A nossa gratidão a todos e todas que aceitaram o convite e se abriram ao espírito inter-religioso no desejo sincero de contribuir para com a cultura da paz. Nosso muito obrigado aos paroquianos da paróquia Santa Clara que marcaram expressiva presença no encontro. Paz e Bem!
Frei João Fernandes Reinert