Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Ame seu sacerdócio”: o convite a Frei Junior na sua primeira Missa

15/05/2022

Notícias

Santo Amaro da Imperatriz (SC) – Numa bela manhã, entre os vales e montanhas de Santo Amaro da Imperatriz, ressoou uma nova voz presidindo uma Celebração Eucarística: era a de Frei Júnior Mendes, que neste domingo (15/05) presidiu sua primeira Missa em sua cidade natal. A Igreja Matriz da cidade estava repleta de familiares, paroquianos desta terra, amigos de Frei Junior de diversos lugares, inclusive Chopinzinho/PR, onde atualmente ele mora. Também estavam presentes religiosos e religiosas em grande número, aspirantes e vocacionados franciscanos.

A celebração iniciou às 10h com um costume que, com certeza, ajudou muito Frei Junior em sua caminhada: a oração pelas vocações! Uma dezena pedindo a Deus santas e novas vocações nas comunidades. Em seguida, a procissão de entrada prefigurou uma garantia a Frei Junior: que nunca estará só em sua missão presbiteral, pois desde a primeira Missa contou com a presença de muitos frades na celebração da Eucaristia.

Frei Gabriel Dellandrea, do Serviço de Animação Vocacional, após o Evangelho lembrou a todos um costume: na primeira missa de um novo presbítero, um irmão no presbiterado com mais experiência é convidado a pregar. E Frei Junior escolheu Frei Leandro Costa, que atualmente mora na fraternidade franciscana junto ao Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá/SP.

O frade iniciou a reflexão afirmando que ficou surpreso com o convite. “Normalmente chamam alguém com muito mais experiência. E eu tenho apenas três anos de padre. Mas estou muito feliz por estar presente deste modo neste momento muito importante de sua vida, caro Frei Junior”. Em seguida, comentou sobre o lema de ordenação que o neopresbítero escolheu:

“Seu lema diz onde seu amor deve se endereçar. Nas pessoas. Em homens e mulheres ora chegarão a ti, sedentos de amor. Outros que você deverá levar o amor. ‘o amor não é amado!’ É por isso que os sacerdotes são ungidos pelo Espírito Santo para serem ‘pessoas sacerdotais’, e não apenas para exercerem algumas funções sacerdotais. Este amor que você é chamado a viver é serviço. É missão! Não é tão somente um sentimento. É uma expressão amorosa que se dará nos sacramentos a serem administrados. Mas também naquela postura de lavar os pés. Assim seguiu este preceito. Depois atingiu seu auge. Quando Jesus Cristo se doou na cruz”.

Sobre este sentimento, o frade continuou a sua fala convidando a todos para dizerem ao ordenando: “Frei Júnior, ame o seu sacerdócio!”.

         (toque nas imagens para ampliá-las)

Ainda na prédica, o frade pregador recordou a Frei Junior que o seu presbiterado terá uma base franciscana a partir de sua consagração: “Harmonize ricamente a sua condição de frade menor, com a vocação presbiteral. Como você mesmo evidenciou na entrevista ao site da nossa Província, como um ‘frade presbítero’.”

Ele finalizou a homilia convidando os pais de Frei Junior a entregarem a ele uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, afirmando: “Você foi ordenado próximo ao dia de Nossa Senhora de Fátima. Nessa imagem, a recordação dessa valorosa proteção. Que ela lhe acompanhe nesta missão. A ela, consagre seu ministério. Que ela lhe encaminhe ao amor”. O povo confirmou a emoção deste momento com uma calorosa salva de palmas.

A celebração continuou normalmente, num clima alegre e festivo. Após a comunhão Frei Gabriel lembrou que “Santo Amaro da Imperatriz não é só um lugar de vocações, mas um lugar de cultivo de vocações”, e por isso apresentou os dois aspirantes, Cristian Cavalcante Rodrigues de São Paulo/SP e Lucas Rinaldi de Curitibanos/SC, que por alguns meses viverão na Fraternidade Franciscana a experiência de FAV (Fraternidade de Acolhimento Vocacional).

Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial, tomou a palavra e agradeceu a toda a Paróquia pelo empenho. Por fim, fazendo um agradecimento especial a todos os missionários que durante a semana realizaram atividades na missão vocacional, chamou-os à frente e pediu ao povo uma salva de palmas por esse grupo que, com carinho, preparou espiritualmente toda a Paróquia para este momento. Por fim, antes da bênção final, Frei Junior agradeceu a toda a Paróquia pelo carinho e empenho em sua ordenação, convidando a todos para que rezassem por ele. Após a Missa, foi servido um delicioso almoço aos frades e familiares do frade recém-ordenado, coroando com muita alegria e fartura as atividades de todos os dias em torno da Ordenação deste irmão.


Frei Gabriel Dellandrea e Frei Jeâ Paulo Andrade