Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Estêvão: jubileu sacerdotal, missionário e franciscano

20/12/2019

Notícias

Frei Gilberto da Silva

Roma (Itália) – Depois de se encontrar com os seus confrades jubilados na Celebração Provincial, ocorrida em Petrópolis, de 4 a 6 de dezembro de 2019, o atual guardião da Fraternidade Internacional Santo Antônio (Antonianum), em Roma, Frei Estêvão Ottenbreit, comemorou o seu Jubileu de 50 anos de Ordenação sacerdotal na Alemanha, com seus amigos e familiares, e, em Roma, com sua Fraternidade. Frei Estêvão é natural de Grosswallstadt, Alemanha, onde nasceu no dia 6 de setembro de 1942. Quando era jovem, deixou a Alemanha para ser missionário no Brasil. Também celebrando 50 anos de vida sacerdotal, estão seus confrades alemães Freis Conrado Lindmeier, Marcos Hollmann, Günther Max Walzer e o brasileiro Frei Domingos B. Hellmann.

Esta celebração na sua terra foi realizada no dia 14 de dezembro de 2019, quando o jubilando se reuniu no convento de Kreuzberg, Bischofsheim, em Rhön, com seus familiares, amigos, e seus confrades Freis Gilberto da Silva e Frei José Antônio dos Santos, estudantes da Província residentes no Antoninaum em Roma.

O local para a celebração do jubileu também foi escolhido por ser um local de peregrinação franciscana. O convento de Kreuzberg se localiza aproximadamente 127 km de Frankfurt, na montanha de Rhön, conhecida como “a montanha sagrada dos Francos”. As primeiras peregrinações ao local são datadas em 686. A Ordem dos Frades Menores está presente no local a partir de 1614. O convento também é conhecido para além de suas atividades religiosas e fraternas, por abrigar a cervejaria “Franziskaner Klosterbetriebe”, restaurante e hotel.

A celebração do Jubileu ocorreu com a recepção dos convidados para um café no salão Santo Antônio, a partir das 15 horas. A celebração litúrgica iniciou-se as 17h45, com os cantos preparados pela família Ottenbreit. Klaus, irmão do jubilado foi o organista, sua esposa, filhos, netos e sobrinhos formaram um verdadeiro coral alemão.

Frei Estêvão presidiu a Missa do terceiro domingo do Advento. Na homilia, recordou o tempo forte em preparação para o natal e também agradeceu a cada grupo de amigos pelo nome e por longo tempo de caminhada. Dirigiu uma palavra também aos seus familiares pelo carinho e afeto. Frei Estêvão também recordou o jubileu de Frei José Antônio dos Santos, que completou 25 anos de vida religiosa franciscana, e fez uma prece por ele e seus familiares.

Após a Missa houve o jantar no salão Santo Antônio, onde os convidados puderam cumprimentar Frei Estêvão e recordar os acontecimentos do passado, como por exemplo, o discurso do seu amigo Peter Ohren e o vídeo preparado por Christoph Heeb, sobre sua trajetória.

Alegria de celebrar o jubileu foi marcada também pela presença do inverno europeu, que nos agraciou com três dias de muita neve, chuva e frio. Entretanto, para compensar o fator climático, estiveram presentes nas comemorações os três confrades que residem no convento de Kreuzberg, que, com um calor fraterno, repartiram conosco a alegria do Evangelho e a boa cerveja franciscana.

Frei Estêvão vestiu o hábito franciscano em 19 de dezembro de 1963 e professou solenemente na Ordem em 3 de outubro de 1968. Foi ordenado presbítero em 13 de dezembro de 1969. Já em 1981 foi eleito Definidor e vice-provincial em 1982. Foi eleito Provincial em 28 de novembro de 1982 e reeleito em 20 de novembro de 1991. Nesses dois mandatos, não poupou esforços para ver a Missão de Angola se tornar uma realidade, mesmo em meio às enormes dificuldades, especialmente no período da guerra. Em 1995 foi eleito delegado da Missão de Angola e, em 1997, foi eleito Vigário Geral da Ordem dos Frades Menores (sexênio 1997-2003). Em 2003 foi designado como gerente geral da Missionszentrale, em Bonn, na Alemanha.
Em 2009, foi eleito Vigário Provincial para o sexênio 2010-2015. Atualmente é o guardião da fraternidade internacional Santo Antônio (Antonianum), em Roma.


O Jubileu em Roma

A Fraternidade Internacional Santo Antônio (Antonianum), em Roma, também se reuniu ao redor do Altar do Senhor para reder graças pelos 50 anos de Ordenação Sacerdotal do seu guardião. A celebração ocorreu às 19 horas, no dia 19 de dezembro, na Basílica do convento. Estiveram presentes muitos confrades, que prestam serviços a Cúria Geral, e as casas dependentes da Cúria, frades professores e um grande número dos frades estudantes.

Durante a celebração litúrgica, na homilia, o Vigário Geral Frei Julio Bunader, dirigiu algumas palavras de ânimo e esperança aos frades residentes no Antonianum por ocasião do santo Natal. A Frei Estêvão, o Vigário agradeceu por sua vocação franciscana, sua dedicação aos trabalhos na sua Província de origem e, sobretudo, na Ordem dos Frades Menores, como Visitador Geral em várias ocasiões, Vigário Geral, Provincial, Vice-Provincial e Guardião da Fraternidade do Colégio Internacional Santo Antônio.

Ao final da Missa, Frei Júlio entregou aos Freis Estêvão e José Antônio um pergaminho comemorativo. A festa teve sua conclusão com uma celebração de Natal no refeitório, com a presença de alguns membros do Definitório Geral, da Fraternidade do Antoninaum, e de algumas Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, que cantaram na celebração Eucarística e entoaram alguns cantos de Natal no refeitório. Esteve presente também a brasileira Ir. Salete V. Dal Mago, que estuda Teologia Dogmática no Antonianum e pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida.

Aos jubilados, desejamos as bênçãos de céus, paz e força para continuarem o trabalho pelo Reino!

E para a concluir os festejos, alguns frades estudantes residentes no Antonianum, enviaram a Frei Estêvão algumas felicitações nas suas diversas línguas, confira:

Frei Estêvão – Bodas de Ouro Sacerdotais

Neste momento de acção de graças pelos 50 anos de sacerdócio do Frei Estêvão Ottenbreit, guardião do Colégio Internacional Santo António aqui em Roma, uno-me com todas as vozes que dão graças ao Senhor por este dom precioso. Na verdade o Frei Estêvão é irmãos sacerdote que nos une todos nós da casa, provenientes de vários cantos do mundo. Peço ao Senhor que continue sempre a derramar as suas graças na vida do Frei Estêvão, na vida da sua província de Imaculada do Brasil e na vida de todos os seus familiares que direta ou indiretamente o ajudam a ser um bom frade e sacerdote. Bem haja Frei Estêvão.

Frei Evódio João – Moçambique


Fray Esteban

Estimado hermano Guardian. Que el Señor le bendiga, por cuanto usted le ha permitido hacer, en todos estos años por medio de tan sagrado ministerio. Que la gracia recibida y compartida le de la dicha gozosa de ser parte de sus trabajadores, por su reino de amor y justicia ya en este mundo. Muchas gracias por su servicio y testimonio. Que san Francisco le siga inspirando su forma de vida.

 Fray Omar Duran – El Salvador


Fr. Gabriel P. Turkiewicz – Polônia