Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Educafro denuncia Brasil à ONU por “genocídio” de negros

18/11/2019

Notícias

João Pedro, morto aos 14 anos (foto: arquivo pessoal)

A ONG Educafro denunciou o Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), afirmando que a política de segurança pública nacional gera um “genocídio” da população negra.

“A fim de que essas mortes não sejam devidamente apuradas, a legislação brasileira é conivente com o tratamento dispensado à população negra”, afirmou o advogado Irapuã Santana, consultor jurídico da Educafro e a autor da denúncia. No texto, Santana também afirma que “há uma evidente questão racial” por trás disso, “tendo em vista que 75,5% dos homicídios ocorrem com pessoas negras”.

A Educafro é uma entidade sem fins lucrativos que prepara pessoas negras para ingressar nas universidades.

As denúncias pediram que os dois órgãos internacionais solicitem ao governo brasileiro que “abandone imediatamente a política de enfrentamento que tem gerado um verdadeiro genocídio de sua população negra” e invista em inteligência policial.

A ONG criticou o governo federal, especialmente o pacote anticrime de Sergio Moro, e as gestões de Wilson Witzel e João Doria.

Frases de desrespeito aos direitos humanos dos dois governadores foram citadas: “A polícia vai fazer o correto: vai mirar na cabecinha e… fogo”, de Witzel, e “Se o bandido reagir, ele vai para o cemitério”, de Doria.