Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Alverne: juventudes a caminho da Fraternidade Universal

19/08/2019

Notícias

Vinícius Fabreau

Uma iniciativa de formação e espiritualidade franciscana, realizada de modo itinerante e experimentada fraternalmente com a partilha de dons e talentos, que foi pensada, planejada e executada pelos jovens das paróquias da Província chegou à terceira edição no último final de semana, em Lages/SC.

Após passar por Santo Amaro da Imperatriz (2017) e Balneário Camboriú (2018), o “Alverne – Formação Franciscana para Jovens”, contou novamente com a assessoria de Frei Vitório Mazzuco, mestre em Espiritualidade Franciscana, e com a equipe da Pastoral Universitária da Universidade São Francisco (USF), e teve como tema central nesta 3ª etapa: “Espiritualidade Franciscana como Caminho”.

Com a participação de aproximadamente 100 jovens que vieram das paróquias franciscanas de Santa Catarina e Paraná, o Alverne teve início no dia 17 de julho, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio, com a acolhida do pároco Frei Miguel da Cruz, e toda fraternidade franciscana. O dia contou com formação, momentos celebrativos e uma animada noite cultural bem ao estilo catarinense. Estiveram à frente da acolhida e organização do encontro duas expressões juvenis de Lages: Grupo de Jovens Fraternidade Franciscana e o Movimento do Tabor. Além dos jovens e frades, o Alverne contou com a visita fraterna de Dom Guilherme Antônio Werlang, MSF, bispo diocesano de Lages.

Acolhidos nas casas de família, os jovens puderam experimentar e conhecer um pouco mais da região, além de toda a formação oferecida por Frei Vitório e participar de bonitas celebrações com o povo lageano. Além disso, os jovens puderam viver um momento marcante ao subir o Morro da Cruz, que além de ser ponto turístico da cidade, é um lugar de devoção e peregrinação, especialmente na Sexta-feira Santa, celebrando e rezando os mistérios da paixão do Senhor, tão caros a São Francisco de Assis.

Para Elisa, que veio de Santo Amaro da Imperatriz/SC, o que mais chamou sua atenção foi o trabalho desenvolvido por Frei Vitório voltado à espiritualidade franciscana. Já para Igor, que mora em Lages/SC e colaborou na organização, sua expectativa foi em bem recepcionar os jovens vindos de outras cidades e que todos os participantes saíssem tocados profundamente com a mística franciscana.

Logo mais será a vez dos jovens do Rio de Janeiro e Espírito Santo, animados pela recente edição histórica das Missões Franciscanas da Juventude, realizarem a 1ª edição do Alverne nesta região, que será sediado no estado do Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 de novembro.

Confira todas as imagens aqui: https://www.facebook.com/conexaofraterna/