Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Tristeza na Missão: morre postulante vítima de afogamento

28/03/2018

Notícias

bonifacio_280318Aos 29 anos, o postulante Bonifácio Kalende Daniel Muco, da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, faleceu ontem, 27 de março, vítima de afogamento em uma das praias do Sumbe, capital da província do Kwanza-Sul. Segundo o mestre do Postulantado de Quibala, Frei Marco Antonio dos Santos, os postulantes foram para esta cidade acompanhados de Frei Alisson Luís Zanetti, de Frei Ivair Bueno de Carvalho e Frei David Belineli para participarem, na manhã, da Missa crismal na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. “Após a Missa, como a catedral fica próxima ao mar, os postulantes foram lanchar e fazer um passeio na praia. Entraram na água e se divertiam… Tudo corria bem. Quando já se preparavam para retornar, viram que o Bonifácio se distanciava e começaram a chamá-lo. Foi quando ele deu sinal de que o mar o estava levando. Alguns nadaram para tentar socorrê-lo mas já não houve tempo de salvá-lo”, informou Frei Marco.

Segundo o Mestre dos Postulantes, Frei Ivair e os demais retornaram para Quibala. Frei Alisson, com a ajuda dos Padres de Sumbe, cuidou dos encaminhamentos e antes das 20h o corpo de Bonifácio foi encontrado na praia. “Fizemos contato com seu pai, que vive na Província do Bié. O pai, mesmo triste, acolheu a notícia como a entrega que o filho fez a Deus, servindo-O como franciscano. Pediu-nos que seu corpo seja levado para lá. Estamos abatidos e tristes, mas serenos e fortalecidos na fé. Era um grande irmão e continua agora, junto de Deus, olhando por nós e por seus familiares!”, adiantou Frei Marco.

O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, enviou aos confrades da FIMDA, especialmente à Fraternidade de Quibala, uma mensagem de solidariedade. “Que o Deus da Paz vos abençoe! Estou aqui pensando na angústia e no aperto do coração de cada um de vocês. Não é por menos! Não é fácil digerir essa fatalidade. É um “porquê” dolorido que necessita de tempo para ser compreendido e maturado com serenidade e na fé. Em nome da Fraternidade Provincial, manifesto a nossa solidariedade e a nossa comunhão com orações por todos vocês. Que vocês possam colocar a dor que sentem junto ao Mistério da Paixão do Senhor, sentirem no ágape da Ceia do Senhor a força da comunhão fraterna (tão importante nessa hora!) para vislumbrar na manhã da Páscoa a resposta ao “porquê” da dor”, escreveu Frei Fidêncio.

“Hoje, pela manhã quando celebramos a Missa dos Fiéis Defuntos e foi dito o nome dele, entramos na realidade do momento que estamos vivendo. Vários choraram, mas, juntos, compreendemos pela fé que ele hoje vive a sua Páscoa e, junto ao nosso irmão seminarista de Malange que faleceu em 2016, temos a graça e a bênção de termos por primeiro dois irmãos jovens e plenos de luz juntos de São Francisco e Santa Clara, no céu, louvando e glorificando a Deus!”, lamentou Frei Marco.

Depois da liberação, o corpo de Bonifácio será transladado para Bié. Junto aos confrades e postulantes devem acompanhar Pe Abel e Pe Giovani.

Bonifácio Calende Daniel Moco nasceu no dia 28 de agosto de 1989 em Chinguar, Bié, e foi admitido ao Postulantando Santo Antônio de Quibala no último dia 7 de fevereiro.