Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Vanderlei reacende a sua fé no primeiro dia do tríduo

14/12/2017

Notícias

Frei Gabriel Dellandrea

São Paulo (SP) – Na noite de quarta-feira (13/12/2017), dia em que a Igreja fez memória da mártir Santa Luzia, Frei Vanderlei da Silva Neves renovou os seus compromissos de cristão batizado, realizando assim o primeiro dia do Tríduo em preparação para a sua ordenação presbiteral. A comunidade escolhida para este momento forte em sua vida foi a Paróquia Santo Antônio, no bairro do Pari, em São Paulo. A Celebração Eucarística foi presidida por Frei Edvaldo Batista Soares e contou também com a presença de mais outros frades que, juntamente com a comunidade paroquial, renovaram sua fé com o futuro sacerdote.

triduo_141217_2O Evangelho do dia lembrava o convite de Jesus: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11, 28). Sendo assim, Frei Gustavo Wayand Medella, durante a homilia, lembrou que após uma jornada de trabalho cansativa durante um dia, uma pessoa procura logo um banho para recuperar as forças e um local confortável para descansar.

Desta forma, ele observou que, na vida espiritual, o cristão também pode passar por momentos de cansaço, de desânimo… porém é preciso recuperar as forças. E para reanimar a vida espiritual o homem e a mulher de fé podem recordar o banho que receberam ao serem batizados. Ou seja, recordar o momento do batismo é trazer para a memória a constante certeza de que cada um é amado e amada por Deus. É ter a clareza que não se está caminhando sozinho, mas Jesus se faz companheiro de caminhada. O amor de Deus é capaz de dar novo ânimo na caminhada de fé, mesmo se vierem os percalços.

Com esta inspiração, Frei Vanderlei foi convidado a renovar a sua fé, recordando os compromissos que foram assumidos no seu batizado. Para tal, o frade acendeu uma vela no Círio Pascal, simbolizando que o cristão precisa ser luz no mundo. E toda a comunidade também reacendeu a sua fé com o mesmo gesto, ouvindo atentamente a Profissão de Fé que Frei Vanderlei recordou em seu coração através das palavras do “Creio”.

Ao final da Celebração, a comunidade local agradeceu a oportunidade de estar com Frei Vanderlei nesta preparação para sua ordenação. Que o Espírito Santo conduza Frei Vanderlei neste santo e especial compromisso com a vida da Igreja que o acolhe para construção do Reino por meio do ministério ordenado.

ACOMPANHE O TRÍDUO

Neste dia 14, o segundo dia do tríduo para a ordenação presbiteral de Frei Vanderlei será celebrado às 15 horas, no Convento São Francisco, no Largo São Francisco, 133, no Centro de São Paulo.

No dia 15 de dezembro, sexta-feira, o terceiro dia será celebrado ao meio-dia na Igreja São Francisco de Assis, na Vila Clementino (rua Borges Lagoa, 1209).