Santuário Divino Espírito Santo celebra 50 anos
22/05/2017
Vila Velha (ES) – A fraternidade franciscana Divino Espírito Santo e a comunidade paroquial Nossa Senhora do Rosário de Vila Velha, estão em festa celebrando os 50 anos da Comunidade Divino Espírito Santo, mais conhecida como Santuário. São 50 anos de muitas histórias. Lembramos com coração agradecido os construtores e benfeitores que nos possibilitaram esse belíssimo templo, cujos limites de seu espaço nos transferem ao amor ilimitado de nosso Deus, quando nesta igreja nos reunimos em prece.
Celebrar 50 anos do Santuário é recordar as nossas crianças, nossos avós, nossos pais. Celebrar 50 anos do Santuário é celebrar a nossa família que possui um especial carinho por essa comunidade de fé. Não há um fiel cristão dessa região que, ao entrar nessa belíssima igreja, não deixa de recordar seu Batismo, sua Primeira Eucaristia, sua Crisma. Celebrar 50 anos é recordar a fé do povo capixaba. Enfim, celebrar 50 anos é celebrar nossa história de peregrinos nesse mundo que, necessitados de fortes experiências de fé, recorremos a este espaço sagrado. Por esses motivos e por tantos outros que cada um traz em seu particular, queremos dar graças a Deus.
Para comemorarmos este momento, a comunidade se reunirá celebrando uma Novena de Pentecostes, que terá seu início no dia 26 de maio, com encerramento no dia 4 de junho. Serão dias em que, ao redor do altar, faremos memória da Páscoa de Cristo na vida de sua mãe, Maria Santíssima. O tema da novena: “Maria, esposa do Espírito Santo”, acompanha o ano Mariano. Este tema vem da espiritualidade franciscana, onde encontramos o próprio São Francisco recordando a Senhora Santa como esposa do Espírito Santo. Cada dia será motivado por um pregador convidado, dentre eles nosso bispo Auxiliar, Dom Rubens Sevilha e nosso ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel. A conclusão deste novenário será com a solene celebração de Pentecostes.
Juntos, como comunidade de fé que ora e que se faz atenta ao pedido de Jesus aos seus discípulos que permanecessem juntos para receber o dom do Espírito Santo (cf. At 1,14), queremos com Maria, experimentar a força que vêm do alto e permanece conosco. Deus queira que todos, que aqui estiverem, exultem com a mais sublime e perfeita alegria, diante de Deus que nos agracia com esse momento.