Jufrista é eleito ministro da OFS
19/03/2012
O domingo (18/3) foi de Capítulo Eletivo na Fraternidade Nossa Senhora Aparecida de Nilópolis (RJ), que reuniu os irmãos para escolher o novo conselho local do triênio 2012-2015. O processo eletivo foi presidido pelo ministro regional Hélio Gouvêa e assessorado pelo irmão Cícero Lauro Duque, Coordenador do 3º Distrito, e pelo frei Jacó Paiva de Mesquita, OFM, representando o assistente regional, Frei Fernando de Araújo, OFM.
Na abertura do capítulo, Frei Jacó leu um trecho do Testamento do Seráfico Pai São Francisco e refletiu que toda a ação franciscana deve ser realizada em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois tal qual São Francisco de Assis seguimos o Santo Evangelho. Frei Jacó disse que a vocação franciscana exige de cada professo uma resposta madura para a vida em fraternidade e para o serviço aos irmãos, pois onde dois ou mais irmãos estiverem reunidos, a pessoa de Jesus se faz presente.
Em sua fala, o ministro regional realçou que os franciscanos seculares precisam refletir que ao assumir o compromisso de servir a fraternidade no conselho de uma fraternidade é uma grande demonstração de humildade, pois seu gesto revela o seu desejo de servir aos irmãos na fraternidade e buscará na medida de sua força e entendimento realizar o que for melhor, pois Deus ama as coisas feitas com amor e simplicidade.
A eleição transcorreu em clima fraterno e seguiu as indicações apresentadas na prévia realizada na reunião de fevereiro. Foram eleitos para o conselho local os irmãos Márcio Bernardo Ramos (ministro); Maria Lino (vice-ministra), Rafael (secretário), Adelson (tesoureiro); João Léllis da Silva (formador) e Carmelita de Lourdes Castro Barreto (Serviço aos Enfermos e Idosos).
No ano em que a Fraternidade Nossa Senhora Aparecida comemorará seus 45 anos de vida fraterna, os irmãos fizeram história ao eleger o mais jovem ministro entre as fraternidades do Regional Sudeste II. O irmão Márcio Bernardo é universitário, tem 24 anos e ingressou na Mini Jufra no ano 2000 e no final de 2002 ingressou na Fraternidade Ternura e Vigor da Jufra. O novo ministro local também é secretário fraterno regional da JUFRA e um dos coordenadores da Casa Perfeita Alegria.
Os irmãos também agradeceram ao ministro regional pela presença, pois visitava a fraternidade pela primeira vez e esse era um desejo seu de poder estar mais próximo das fraternidades. Em função da visita, muitos irmãos também enalteceram o trabalho vocacional realizado pelo Regional Sudeste II que tem favorecido a renovação de quadros e o surgimento de novas fraternidades nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O conselho eleito mescla o vigor da juventude e a experiência de irmãos que sempre foram referenciais de dedicação ao carisma franciscano e de perseverança na vida em fraternidade. A fraternidade agradece em especial a todos os irmãos que no último mandato responderam ao chamado de servir ao conselho da fraternidade com humildemente e zelo pelos irmãos.
Que o Senhor, fonte de todas as graças, possa recompensar a todos com muitas bênçãos e consolos espirituais. Louvemos e bendizemos ao Senhor que entre nós faz maravilhas!