Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Regional Sudeste II promove encontro para formadores

06/03/2012

Notícias

O sábado (03/02) foi de muita formação e debate para os formadores das fraternidades franciscanas seculares do Regional Sudeste II (RJ/ES), que se reuniram na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Paty do Alferes, região serrana do Rio de Janeiro.

Na acolhida feita pelos irmãos da Fraternidade Nossa Senhora da Conceição, já transparecia a alegria do encontro, tão própria a todo franciscano. Após um farto café da manhã, realizou-se um momento de oração e de apresentação das fraternidades. O objetivo do encontro foi divulgar e preparar o temário que será desenvolvido por todas as fraternidades do regional, e que este ano terá como tema o estudo da Doutrina Social da Igreja.

O temário foi aprovado pelos ministros e vice-ministros presentes no Capítulo Regional realizado em dezembro de 2011. A coordenação regional de formação adaptou o temário à realidade local, mas manteve a orientação do Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular (CIOFS) que, em 2011, aprovou para estudo dos franciscanos seculares em todo o mundo a Doutrina Social da Igreja.

As fraternidades também aprofundarão aspectos doutrinários da fé cristã e conhecerão o testemunho de vida deixado pelos santos franciscanos. Ao longo de 2012, os formadores desenvolverão nas fraternidades seis temas que irão mesclar o temário escolhido com assuntos relevantes da fé cristã e da espiritualidade franciscana.

  A Doutrina Social da Igreja é o conjunto dos ensinamentos fundamentados nas Sagradas Escrituras e contidos na doutrina e no magistério da Igreja Católica, constante de numerosas encíclicas e pronunciamentos dos papas inseridos na tradição que percorreu séculos de história, e que tem suas origens nos primórdios do Cristianismo. Ela tem por finalidade fixar princípios, critérios e diretrizes gerais a respeito da organização social e política dos povos e nações, e, sobretudo, exorta os cristãos à inserção e participação ativa na sociedade e a promoverem a paz e o bem comum.

Através de valiosos ensinamentos presentes nas encíclicas e pronunciamentos dos papas, a Doutrina Social da Igreja aborda vários temas fundamentais como a pessoa humana, sua dignidade, seus direitos e suas liberdades; a família, sua vocação e seus direitos; inserção e participação responsável de cada homem na vida social; a promoção da paz. A doutrina trata também do sistema econômico e a iniciativa privada, e o papel do Estado; o trabalho humano, a comunidade política e a promoção do bem comum e sua promoção, no respeito dos princípios da solidariedade e subsidiariedade; o destino universal dos bens da natureza e cuidado com a sua preservação e defesa do ambiente; o desenvolvimento integral de cada pessoa e dos povos; o primado da justiça e da caridade.

O subsídio que será utilizado na formação é o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, produzido pelo Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, lançado em outubro de 2004, que apresenta de modo sistemático as pilastras da doutrina social católica.

Além de estruturar a formação para as fraternidades, a coordenação de formação reativará a Escola de Formação cujo espaço contribuirá para que os formadores de cada distrito do regional possa mensalmente estudar e preparar os temas para a formação nas fraternidades.

Após o encontro, os participantes participaram da Santa Missa celebrada pelo Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, OFM, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Paty, que em sua homilia exortou aos franciscanos seculares a serem fiéis à vocação franciscana e à Regra que professaram, mesmo diante das dificuldades que o mundo apresenta para o seguimento do Evangelho. Frei Pedro encerrou a celebração pedindo a todos que se esforcem para alcançar no estado secular a santidade de São Francisco e Clara de Assis, modelos para toda a Ordem Franciscana.

As fraternidades do Conselho Regional Sudeste II agradecem a todos os irmãos da Fraternidade Nossa Senhora da Conceição pela alegria, carinho e hospitalidade que revigoraram o carisma franciscano em nossas fraternidades.