Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província celebra a solenidade da Imaculada Conceição

08/12/2016

Notícias

imaculada_081216_1

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – A solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi celebrada nesta quinta-feira, 8 de dezembro, com Missa festiva no Convento São Francisco, no Centro de São Paulo.  O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, presidiu a celebração, tendo como concelebrantes o guardião do Convento, Frei Mário Tagliari, e o pároco Frei Alvaci Mendes da Luz.

Além dos frades das três fraternidades da Província da Imaculada em São Paulo – Vila Clementino, Pari e Largo São Francisco -, a Celebração Eucarística reuniu religiosos, religiosas e fiéis da Paróquia e Santuário São Francisco.

O Ministro Provincial recordou que era com muita alegria que celebrava a Padroeira da Ordem Franciscana e desta Província Franciscana. “E nesse tempo do Advento, a Virgem Maria nos é apresentada como uma das figuras bíblicas que nos ajuda a preparar a vinda do Filho de Deus, a preparar o mistério da Encarnação do Senhor”, lembrou Frei Fidêncio.

Segundo Frei Fidêncio, Deus escolheu a Virgem Maria desde o princípio para que, através dela, nós pudéssemos de novo resgatar a dignidade de filhos de Deus, que perdemos por causa do pecado. “E quando a gente pensa ou fala que Deus preservou Maria do pecado original, o que se passa no coração? O que é o pecado original? O que está na origem de todo pecado? Talvez podemos encontrar a resposta na 1ª leitura que nós hoje ouvimos no livro do Gênesis. O que está na origem de todo o pecado é a desobediência”, explicou o Ministro Provincial. Segundo ele, Adão e Eva se fecham para Deus. Com a desobediência a Deus (o pecado), o homem perdeu a amizade de Deus a plena harmonia com a mulher, com Deus e com a natureza.

imaculada_081216_2

“Queridos irmãos, queridas irmãs, quando nós hoje rezamos que Deus preservou Maria do pecado original, significa que Deus preservou Maria de toda a desobediência. Como verificamos isso: basta ler o Evangelho, basta estarmos atento ao Evangelho proclamado. Maria é visitada pelo anjo do Senhor, como Adão e Eva foram visitados. Maria se assustou mas não se fechou. Maria se abriu para os mistérios de Deus. Maria permitiu que na sua vida, na sua história, numa atitude de obediência, que o Verbo de Deus tomasse conta dela. Essa atitude de obediência é bem diferente da de Adão e Eva, arrogantes e prepotentes. Maria se coloca numa atitude de humildade e diz: “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa Palavra”‘, detalhou.

imaculada_081216_3

Segundo o Ministro Provincial, Maria é provocação para nós. “Maria é um chamado para nós. Maria é um modelo para nós. Maria é modelo exatamente dessa Mãe maravilhosa, magnífica, que sonhamos também para nossa vida, até para a nossa própria mãe. E foi assim que Nosso Seráfico Pai Francisco olhou para a mãe de Deus e a saúda de uma maneira muito própria e próxima desse mistério que hoje celebramos na festa da Imaculada Conceição. Francisco se aproxima da mãe e diz: “Salve, ó Senhora Santa, Rainha Santíssima, Mãe de Deus, ó Maria”. Ela tem um nome. “Maria que sois Virgem feita igreja”. Portanto, ela é um modelo de castidade, um modelo de pureza que todos nós cristãos devemos viver. Francisco diz: “Virgem feita Igreja eleita pelo Santíssimo Pai celestial”, quer dizer, chamada, vocacionada, para uma missão toda particular e a missão é gerar para nós o Senhor da vida. E Francisco continua rezando: “Ele vós consagrou através do seu Santíssimo e dileto Filho”. Não existe consagração mais bonita de uma mulher ou de cada um de nós quando nos deixamos consagrar pela palavra de Deus fazendo com que essa Palavra também transforme em nós vida, missão, apostolado, anúncio do reino de Deus. E nesta mesma oração, São Francisco diz: “Em vós residiu e reside toda plenitude da graça e todo o bem”. É isso que nós celebramos hoje: Imaculada Mãe de Deus, nela reside toda a plenitude da graça, nela reside todo bem. E o bem maior é este amor de Deus que queremos celebrar com a Virgem Maria no Natal do Senhor, quando proclamamos: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”.

LEIA A CELEBRAÇÃO NO VATICANO PELO PAPA FRANCISCO