Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Foi aberta a Porta Santa da Misericórdia

12/09/2016

Notícias

agudos_1209016
Agudos (SP) Na manhã deste domingo (11), a Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos realizou a abertura da Porta Santa da Misericórdia durante a missa das 9h. O decreto emitido pelo Bispo Diocesano Dom Caetano Ferrari concedeu à Paróquia o status de Santuário da Misericórdia, por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco em 2015, tendo seu término em 20 de novembro deste ano.

Durante a cerimônia, o pároco Frei Silvio Trindade Werlingue falou à comunidade presente sobre a importância de abrir as portas da misericórdia, relacionando com o Evangelho deste final de semana, conhecido como o Evangelho da Misericórdia, que conta a parábola do Filho Pródigo. “Neste Ano da Misericórida, Deus nos chama a experimentar esta misericórdia infinita. Pede que sejamos generosos no perdão, promovendo o encontro”, disse.

A Porta Santa é especial e aberta apenas em anos jubilares, normalmente a cada 25 anos. Em 2015, o Papa Francisco inaugurou o Ano Santo da Misericórdia abrindo a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e instituiu que todos os Bispos teriam a permissão de designar uma porta para sua Diocese como Porta Santa, assim mais fiéis podem passar pela porta e ter indulgência plenária (recebimento do indulto, ou seja, perdão pleno. A igreja pede aos fiéis: confissão, comunhão, credo, orações pelo Papa e um profundo desejo de conversão.).

No caso da Diocese de Bauru, a Porta foi instituída na Catedral do Divino Espírito Santo (Bauru) e, também, no Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus (Bauru), Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida (Bauru), Paróquia de Santa Maria (Piratininga), Paróquia Nossa Senhora das Graças (Bauru), Paróquia Santa Catarina de Alexandria (Arealva), Paróquia de São João Batista (Iacanga), Paróquia de São Sebastião (Avaí), Paróquia do Senhor Bom Jesus do Mirante (Cabrália Paulista), Paróquia de Santa Luzia (Duartina), Paróquia de São José (Gália), Paróquia de São Pedro Apóstolo (Lucianópolis), Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus e a Sagrada Face (Paulistânia), Paróquia de São Sebastião (Pederneiras) e em Agudos. A intenção é que toda a Diocese possa ter essa graça do Ano Santo da Misericórdia em sua cidade.

A Porta Santa da Misericórdia ficará aberta até o dia 20 de novembro na Paróquia.

Isabela Gaspar, especial para este site.