Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dois frades fazem a profissão solene domingo

23/08/2016

Notícias

Moacir Beggo

Petrópolis (RJ) – A solene Celebração Eucarística das 10 horas na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, quando tem a participação do Coral dos Canarinhos, será mais solene ainda neste domingo, 28 de agosto: Frei José Morais Cambolo e Frei Roberto Aparecido Pereira vão professar os votos solenes na Ordem dos Frades Menores pelas mãos do Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel.

A profissão solene, o último degrau para um frade ingressar definitivamente na vida religiosa, será feita recitando a seguinte fórmula: “Para louvor e glória da Santíssima Trindade, eu, frei… tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, Frei Fidêncio Vanboemmel, com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por todo o tempo de minha vida, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a Regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai São Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.

frades_230816_1O professando Frei José Morais é natural de Luanda, Angola, onde nasceu no dia 26 de janeiro de 1989. Vestiu o hábito franciscano no Noviciado de Rodeio no dia 12 de janeiro de 2010. Cursou Filosofia em Luanda e está cursando o segundo ano de Teologia em Petrópolis. Já Roberto Aparecido é natural de Lençóis Paulista (SP), onde nasceu no dia 1º de agosto de 1987. Vestiu o hábito franciscano no Noviciado de Rodeio no dia 12 de janeiro de 2010, cursou Filosofia em Curitiba e está cursando o terceiro de Teologia em Petrópolis.

Os dois frades escolheram como lema para a profissão um trecho do Testamento de São Francisco de Assis, que está também em sintonia com o Ano da Misericórdia: “E o Senhor me conduziu entre eles e fiz misericórdia com eles” (Test, 2)

Retiro Preparatório em Rodeio

Este momento importante na vida religiosa franciscana foi preparado pelos dois jovens frades durante Retiro no Noviciado de Rodeio em julho. Com eles, participaram deste retiro mais três frades da Província do Santíssimo Nome de Jesus – Frei Edgar Vieira Manso, Frei Janilson Luís Coelho e Frei Rogério Ferreira Constantino – que também farão a profissão solene, mas em outra data. O mestre Frei Marcos Antônio de Andrade acompanhou os professandos.

“Os primeiros dias do retiro aconteceram no próprio Noviciado, sendo observado o itinerário próprio desta casa de formação. Houve momentos de exposição de textos iluminadores para cada dia, contando com a presença do pregador do retiro e com o auxílio dos irmãos que residem na fraternidade. Momentos de deserto também fizeram parte deste caminho percorrido na primeira parte do mês”, explicou Frei José.

“Na segunda parte do retiro pudemos vivenciar o silêncio da procura incansável pela voz do Senhor: a oração, que alimenta o frade menor; o trabalho, que nos faz servir mais que ser servidos e o convívio fraterno, herança nos legada pelo Seráfico Patriarca, tudo isto no eremitério Beato Frei Egídio de Assis”, completou.

profissao_190816_convite