416 anos de história do Convento Santo Antônio é celebrado com trezena, visitas e lançamento de almanaque
04/06/2024
Neste dia 04 de junho, o Convento Santo Antônio completa 416 anos de fundação e, para celebrar a data, a 342ª Trezena preparatória para a Festa seguiu em pleno entusiasmo. Logo cedo, às 8h30, a Imagem peregrina partiu em direção ao Quartel General da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), onde foi recebida com banda de música e honras militares. A celebração foi realizada no auditória, com a presença da Sub-secretária da Polícia Militar e chefe de gabinete do Comandante Geral, Coronel Gabryela Reis Dantas, do Capelão-Chefe Padre Marcelo Paiva, demais capelães e outros integrantes da corporação. Em nome da Fraternidade do Convento, Frei Gustavo Medella agradeceu a acolhida pelo segundo ano consecutivo da Imagem Peregrina do Quartel General da PM: “Aqui nós aprendemos que a esperança também é azul. O azul do céu, do mar e das fardas da Polícia Militar. Nosso desejo é que todos vocês possam sempre ser sinais de esperança junto ao povo, assumindo com esmero a missão de cuidar das pessoas. A atuação de vocês seja sempre em prol da construção de um mundo de justiça e paz”, frisou Frei Gustavo.
Em nome do Secretário de Estado e Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes Nogueira, a Sub-secretária manifestou a alegria pela visita da Imagem peregrina como sinal de esperança e força para toda a corporação. Em mensagem por escrito, o Secretário destacou que a proximidade física entre o Quartel General e o Convento é expressão também de uma proximidade afetiva, marcada por laços de estima e bem-querer, ressaltando que a Polícia Militar segue à disposição do Convento em sua missão de levar a alegria e paz ao povo. Ao final, o Secretário e Comandante Geral chegou para dar uma saudação especial aos frades e agradecer pela visita da Imagem.
A próxima parada foi no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, com recepção preparada no Pátio Principal da Histórica Edificação localizada no Centro do Rio. Recebidos pelo Capelão, Padre Sérgio Marcos Sá de Ferreira, e pela tropa em forma, a Imagem e os Frades realizaram um momento celebrativo. Mais uma vez fazendo uso da palavra em nome do Convento, Frei Gustavo Medella manifestou o reconhecimento e a gratidão de todo povo aos Bombeiros Militares que, segundo o frade, “vencem os próprios medos e inseguranças para salvar vidas, colocando, se necessário, a própria vida em risco”. “A visita da imagem de Santo Antônio deseja expressar este abraço de gratidão a todos os bombeiros pelo bem que realizam para a sociedade. Levem esta saudação a todos que compõem esta corporação, assim como a seus familiares”, saudou Frei Gustavo. Assim como na visita à Polícia Militar, a passagem pelo Corpo de Bombeiros também foi marcada pela bênção e distribuição dos pãezinhos e pela bênção de Santo Antônio, dirigida por Frei Claudio Borca. Também acompanharam a comitiva da Imagem peregrina Frei Gilberto da Silva, pregador da Trezena neste ano, e Frei Felipe Carretta, também da Fraternidade do Convento.
Lançamento do Almanaque de Santo Antônio 2025 e Missa do 5º Dia da Trezena
No Convento, igreja lotada para a celebração do 5º dia da Trezena, com o tema “Santo Antônio, o amigo da Sabedoria”, com a presidência de Frei Gilberto da Silva. Com leveza, bom humor e profundidade, o pregador tem levado o povo a refletir os valores da fraternidade e da amizade a partir do exemplo de Santo Antônio. Destaque também para o lançamento do Almanaque de Santo Antônio 2025, da Editora Vozes, com a presença de Frei Edrian Josué Pasini, organizador da publicação. Muitos foram os interessados em adquirir o almanaque, todos atendidos com carinho e atenção por Frei Edrian. Ao fim da tarde, a partir das 17h, a Imagem peregrina segue para a Central do Brasil onde, às 18h, haverá missa na Capela da estação que é um dos símbolos da Cidade do Rio de Janeiro.
Equipe de Comunicação Convento Santo Antônio Largo do Carioca