Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

2º dia: “Jesus nascido de Maria por obra do Espírito Santo”

28/05/2017

Notícias

Vila Velha (ES) – No sábado, dia da semana em que a Igreja faz memória de Maria, aconteceu o segundo dia da Novena, às 17 horas. A comunidade reunida foi motivada pela catequese do Santuário. O subtema foi: “Jesus nascido de Maria por obra do Espírito Santo”. Seu celebrante-presidente, Padre Hiller Steganon Sezini, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de Vila Velha, amigo e um simpatizante do carisma franciscano.

Cantando, “a paz que é tão sonhada”, o povo reunido cantava forte e recebia a segunda vela de Pentecostes, entronizada pela senhora Jacil, catequista que a mais tempo dedica-se a este ministério, lembrando todos os catequistas. Neste segundo dia, o nascimento de Jesus foi recordado.

A primeira leitura desta celebração recordou o povo por meio da carta de Paulo, quando diz da filiação nossa, por meio de Cristo: “Todos receberam a filiação, por meio de Cristo”. No salmo, que dizia: “Anunciar para o mundo ouvir que Jesus é o nosso Salvador”, dois jovens entraram embalando uma criança, recordando o nascimento de Cristo, nosso Salvador”. Entraram dois jovens, recordando Maria e José”.

Padre Hiller, alegre e empolgado, em uma de suas falas disse: “O que eu mais peço é uma torrente de graça sobre todos nós. Bênção sobre bênção!” Agradece a vida dos frades franciscanos nas terras capixabas. Padre Hiller fez questão de partilhar a experiência vivida há poucos dias em Assis. “Um dia quis ser franciscano”, partilhou com a comunidade, dizendo do início de sua caminhada vocacional. Comentou de sua particular vontade de um dia ter sido franciscano. Aproximou estreitamente sua caminhada pessoal à vida dos frades.

“Na plenitude dos tempos Deus enviou seu Filho”. No tempo querido, tempo marcado por Deus, fez-nos filhos de Deus, em seu Filho Jesus. Recorda com a comunidade a nossa fraternal filiação. Usando da palavra “Deus”, Padre Hiller chamou a atenção da assembleia a relembrar nossa vida em Deus. Brincando com as duas letras o “e” e o “u”, lembrou o “eu”, que está dentro de Deus”.

As crianças da catequese, juntamente com as catequistas, fizeram uma bela coroação de Nossa Senhora, lembrando o mês de maio dedicado a Maria.

De forma empolgada, disse Frei Djalmo: “Haja coração!”, lembrando que é apenas o segundo dia da Novena, revelando a alegria e a intensidade deste momento. Aproveitando, lembrou da missa de quarta-feira, que será presida por Frei Clarêncio, em memória dos falecidos da comunidade.

PASCOM, Paróquia do Rosário