Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Uma multidão fiel a Frei Bruno

01/03/2013

Notícias

Por Moacir Beggo

Não foi diferente este ano na cidade de Joaçaba, no Oeste Catarinense. Uma multidão tomou as ruas da cidade, como faz há 23 anos, numa demonstração de fé e fidelidade a Frei Bruno, o frade franciscano considerado “santo” pelos catarinenses.

Enquanto às 8 horas deste domingo (24), uma multidão saudava o Papa Bento XVI na Praça São Pedro na sua última aparição na janela do Palácio Pontifício, no Vaticano, na cidade catarinense cerca de 70 mil pessoas participavam da 23ª Romaria Penitencial Frei Bruno.

É assim todo ano. O povo vem em peso para agradecer e pedir graças a Frei Bruno, o franciscano que faleceu nesta cidade no dia 25 de fevereiro de 1960. Com o processo de beatificação em andamento, a Romaria Frei Bruno é uma das maiores manifestações de fé do Estado catarinense.

Os romeiros se concentraram logo cedo em frente à Catedral Santa Terezinha, vindos em sua maioria da região e do Estado, mas segundo os organizadores, neste ano, havia muitos romeiros de outros estados, onde a fama de santidade de Frei Bruno já chegou. À frente dos fiéis, em meio às tradicionais cruzes que são carregadas, estavam o bispo diocesano, Dom Mário Marquez, o Vigário Provincial da Província da Imaculada Conceição, Frei Estêvão Ottenbreit, e o pároco da Catedral Santa Terezinha, Pe. Paulo Ramos da Silva, além de religiosos da diocese e frades da Província.

A Romaria começou às 8 horas em frente à Catedral, passando, em seguida, pelas ruas 15 de Novembro e Caetano Branco até chegar no Cemitério Municipal Frei Edgar, onde está o jazigo dos frades e onde foi celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Mário. A exemplo do ano passado, faltaram espaços embaixo das árvores do cemitério para fugir do forte calor na cidade.

O bispo franciscano capuchinho destacou a fé e a fidelidade de Abraão em Deus como mostrou a 1ª leitura. “Frei Bruno, um homem de fé e fidelidade a Deus, saiu da Alemanha, sua terra natal, ainda muito jovem, para estudar no Brasil e se tornar sacerdote franciscano. Deixou sua terra, sua família, para seguir um caminho tão bonito de servir a Deus e à humanidade. Por isso, nós estamos aqui nos alegrando por esta pessoa: Frei Bruno. Ele passou a maior parte de sua vida evangelizando em nosso Estado”, disse o bispo, lembrando que a Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema a juventude.

Segundo Dom Mário, Frei Bruno foi amigo e irmão de todos. “E isto, ele soube fazer com perfeição, por isso o reconhecemos como um santo entre nós. O jeito de viver de Frei Bruno nos encanta e é um exemplo para nós”, acrescentou, enquanto refletia sobre a transfiguração do Senhor no Monte Tabor, o evangelho deste domingo.

“Como missionário, Frei Bruno soube dialogar, por vales e montanhas, com todas as realidades do seu tempo. E os ensinamentos do Evangelho e o exemplo de São Francisco de Assis o fizeram um humilde servidor. E que esta 23ª Romaria Penitencial Frei Bruno nos motive a sermos santos e missionários na nova evangelização que a Igreja também vem nos propondo neste Ano da Fé”, completou.

Segundo Frei Estêvão, agora só falta o “sinal verde” do Vaticano para ser instaurado o Tribunal Eclesiástico. “Já foram definidos os representantes e estamos apenas aguardando a aprovação de Roma”, disse o Vigário Provincial.

Mesmo como o forte calor, foram poucos os atendimentos por parte das equipes de saúde disponibilizadas para o evento e, segundo a Polícia Militar, a romaria transcorreu sem nenhum incidente.