Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

12ª Festa de Frei Bruno na Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim

A Paróquia São Luiz Gonzaga, em Xaxim (SC), está celebrando a 12ª Festa em honra a Frei Bruno. Durante 10 dias, os fiéis vindos de diferentes localidades de Santa Catarina e  do Paraná, participam das comemorações ao Servo de Deus. 

O local está entre as 35 Paróquias e Santuários, localizadas no Brasil, além de mais 4 na região da FIMDA (Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola), totalizando 39 espaços sagrados, que estão sob os cuidados da Província da Imaculada Conceição do Brasil.

A novena começou na última sexta-feira (01), com uma Santa Missa na Igreja Matriz, presidida pelo pároco Frei Gilson Kammer. Durante 9 dias os moradores de Xaxim e de cidades vizinhas participam de reflexões, a partir de temas relacionados ao modo de vida franciscana de Frei Bruno Linden, homem visto como santo pelo povo, que sempre esteve junto de todos os filhos e filhas de Deus que necessitavam de acolhimento e oração para uma boa vida em fraternidade. 

O primeiro dia da novena teve como tema: “Frei Bruno e as famílias” e nos demais encontros com os fiéis, outras reflexões como as questões do religioso relacionadas aos trabalhadores, enfermos,  missões,  vocações e  amizade social,  foram apresentadas à comunidade como forma de compartilhar e levar a experiência da caminhada para a santidade do Servo de Deus. 

“A novena é um momento de fé e união. Um momento de reunir o povo em oração, intensificando os agradecimentos à vida e ao ministério de Frei Bruno, pedindo por sua beatificação”, reforçou Frei Gilson.

Frades das paróquias de Concórdia (SC), Coronel Freitas (SC) e Pato Branco (PR) também participam das celebrações, que serão encerradas no próximo domingo (10), com a Santa Missa, às 10h, presidida pelo Ministro Provincial, Frei Paulo  Roberto Pereira.

Segundo o pároco,  neste ano a comunidade recorda os 10 anos que Frei Bruno esteve em Xaxim, período que marcou o início da construção da Igreja Matriz, de 1947 a 1951.  “Estamos restaurando esse templo que foi planejado  e construído naquela época. Nessa caminhada, lembramos dos trabalhos realizados por aqui e reforçamos a importância desse lugar para o fortalecimento da fé do povo e para a vida em fraternidade”, salientou. 

Durante os festejos dedicados a Frei Bruno, a paróquia também organizou ações com apoio de voluntários, colaboradores, patrocinadores e pastorais para angariar recursos que serão destinados à obra da Matriz. 


Adriana Rabelo/ Província Franciscana e Camila Mendo/ Paróquia São Luiz Gonzaga